A variação de preço das commodities é um assunto muito frequente nas coberturas jornalísticas de economia. Sempre que se fala no mercado de ações, lá estão elas. Por falta de conhecimento no assunto, muitas pessoas acreditam que o valor das commodities é uma preocupação só para quem investe na bolsa ou para quem as produz.

Mas a realidade é que o preço desses produtos tem influência em toda a economia do país. Portanto, gestores de todos os setores precisam ficar atentos à flutuação para planejar seu ano.

Neste post, ajudaremos você a entender melhor essa relação para poder tirar proveito dela no seu negócio. Ficou curioso para saber mais? Basta ler o post até a última linha!

Qual a relação entre as commodities e o mercado de ações?

Não custa lembrar que commodities são todos os produtos que podem ser classificados como matéria-prima essencial com baixo nível de industrialização. São produzidos em grande quantidade e não têm marcas, além de poderem ser estocados sem perderem a qualidade. São exemplos de commodities:

  • trigo;

  • soja;

  • café;

  • milho;

  • gado;

  • minério;

  • petróleo, entre vários outros.

Por serem negociados em grandes quantidades (afinal, estamos falando em bens que abastecem países inteiros), esses produtos são negociados na bolsa de valores, em sistema de livre mercado. Ou seja, de forma muito simplificada, é a lei da oferta e da procura funcionando a todo vapor. Quanto maior a demanda, maior o valor. Mas há outros fatores que influenciam esses preços, e você vê a seguir.

Quais fatores influenciam na variação de preço das commodities?

Bolsas de Chicago e de Rosário

As bolsas de valores de Chicago, nos Estados Unidos, e de Rosário, na Argentina, são os dois maiores centros de negociação de commodities do mundo. Nesses dois centros são realizados os principais movimentos de compra e venda de produtos agrícolas em escala mundial.

Por esse motivo, as variações dos preços das commodities nesses dois mercados é o principal fator que influencia o valor desse tipo de produtos. Quando o preço do trigo ou do milho cai em Chicago ou Rosário, tende a cair no resto do mundo, e segue a mesma lógica quando sobe.

Prêmio de exportação

O chamado prêmio de exportação é a diferença entre os preços físicos praticados em um determinado mercado para um produto e seu preço na bolsa de valores. Ele pode ser positivo — quando o preço na praça é mais alto que o da bolsa — ou negativo. Por sua vez, o prêmio é também influenciado por outros fatores do mercado, entre os quais a variação cambial.

Gastos com logística

O escoamento dos produtos é uma grande preocupação dos produtores e também de quem negocia os mercados futuros na bolsa. Se a produção for boa, mas não houver meios de escoamento, os produtores não conseguem fechar negócios.

Tarifas portuárias

As tarifas para exportação cobradas em portos e aeroportos tem um impacto significativo no preço final das commodities. Caso os valores sejam muito elevados, um mercado tem dificuldade em oferecer preços competitivos no mercado, afetando o desempenho dos produtos no mercado futuro.

Por que observar os preços desses produtos?

Mesmo se você não for um investidor no mercado de commodities nem um gestor do agronegócio, observar os valores desses bens é fundamental para planejar o seu ano. Isso porque, como se trata de matérias-primas essenciais, o preço das commodities influencia em toda a economia de um país.

Não é difícil enxergar isso na prática: quando há um aumento expressivo no valor do barril de petróleo, aumentam também os preços da gasolina e do diesel. E a partir daí inicia-se uma reação em cadeia, que leva ao aumento da inflação.

No caso das commodities agrícolas, observar a previsão meteorológica é fundamental para entender como o mercado vai se comportar. Assim é possível prever a variação de preço das commodities, bem como determinados custos da sua empresa, e planejar o ano com maiores chances de acerto.

Se você gostou deste conteúdo, vai gostar de ler também os impactos que as chuvas irregulares têm no agronegócio. Nos vemos no próximo post!

Powered by Rock Convert