Artigo narrado por: Juliana Resende – Meteorologista

O Canal Rural, que vai ao ar tanto na TV a cabo como na TV por satélite, é uma emissora de televisão dedicada exclusivamente à transmissão de conteúdos que interessam a quem vive e trabalha no campo.

A Somar Meteorologia é um dos parceiros estratégicos da emissora, fornecendo informações que afetam diretamente a vida dos telespectadores. Essa parceria traz vantagens para as duas empresas, a de meteorologia e a emissora.

Neste case de sucesso, vamos contar um pouco mais sobre essa relação feliz e duradoura entre o canal e a Somar, mostrando de que forma isso também traz vantagens para o público. Boa leitura!

Como a Somar Meteorologia entra na programação do Canal Rural?

A Somar Meteorologia é a empresa que fornece as informações sobre a previsão do tempo para o Canal Rural. Somente isso já seria motivo para uma grande cooperação entre as duas empresas, uma vez que as condições meteorológicas são informações primordiais para a audiência da emissora.

Contudo, o papel da Somar não fica só nisso. Expandindo a relação, o canal e a empresa montaram juntos um programa exclusivamente dedicado à previsão do tempo.

O AgroSomar tem 22 minutos de duração e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12:05. As informações também ficam disponíveis no site do canal e podem ser consultadas posteriormente pelos telespectadores.

“O AgroSomar é o programa com maior audiência do canal, mesmo tendo duração de 22 minutos. É também o programa com maior interatividade com os telespectadores, recebendo cerca de 200 mensagens por edição. Quando o AgroSomar estreou na grade, ele chegava a receber 420 mensagens por programa”, comemora a editora de tempo e clima do Canal Rural, Pryscilla Paiva.

Para fazer uma comparação, o principal programa da casa tem duas horas de duração e recebe 90 mensagens. Pryscilla atribui o sucesso do AgroSomar à atenção personalizada que a empresa de meteorologia confere aos telespectadores do canal. 

“O diferencial da Somar é a oferta de um conteúdo segmentado e profissionais capacitados para atender a demanda de cada cliente. Não é somente informar a previsão do tempo para daqui a 30 dias, é também saber se a quantidade de chuva vai ser boa ou não para a safra. Se precisar até levar um profissional para fazer isso, eles também encaminham”, elogia a editora.

Quais são as vantagens para a audiência?

Essa parceria não seria um sucesso se os reais interessados — os espectadores — também não fossem beneficiados de verdade por ela. Felizmente, para quem assiste o Canal Rural, as informações da Somar Meteorologia são essenciais. A seguir, descrevemos os principais fatores que são influenciados por elas.

Tomada de decisão mais acertada para o manejo do solo

De acordo com a editora Pryscilla Paiva, o monitoramento climático auxilia o trabalhador do campo a se organizar para realizar e analisar diversos procedimentos, como:

  • data de plantio;

  • data para fazer aplicação de defensivo;

  • data de colheita;

  • projeção de safra;

  • riscos de perda.

Ou seja, o conhecimento sobre a previsão de meteorologia serve de ferramenta para que esse trabalhador tome decisões sobre quando plantar, quando aplicar defensivos, quando colher etc.

Planejamento consistente da irrigação

agronegócio brasileiro ainda tem, atualmente, um percentual relevante de desperdício de água. Boa parte disso pode ser evitado com um planejamento eficiente da irrigação. A melhor forma de realizar esse plano é sabendo como será o regime de chuvas: volume, distribuição, quando ela começará e quando deve terminar.

Redução de desperdícios na aplicação dos insumos agrícolas

A escolha dos insumos é um ponto estratégico importante nas lavouras e está bastante relacionado com as condições meteorológicas que o agricultor deverá enfrentar. Dependendo das temperaturas, do regime de chuvas e de outros fatores, ele deve optar por uma ou outra variedade de sementes, que responderá melhor.

O clima e o tempo influenciam também nas pragas que estarão em maior circulação — isso, por sua vez, influencia na escolha do melhor tipo de defensivo. O conhecimento da previsão de meteorologia faz com que o planejamento dos investimentos e uso de insumos seja mais preciso.

Previsão e proteção contra geadas

Algumas lavouras, como as de alface, agrião, morango e outras, são extremamente sensíveis ao tempo frio, principalmente às geadas. Para evitar perdas, o gestor do agronegócio precisa proteger as plantações contra esse fenômeno meteorológico. Com uma previsão do tempo com alto grau de precisão, ele consegue planejar melhor quando tomar essa medida. 

Aumento da produtividade da agricultura e pecuária

Chuvas demais ou de menos, geadas, secas muito severas, temporais e ventanias são apenas alguns dos fatores que podem representar uma verdadeira tragédia para a produção de uma fazenda. Contudo, em grande parte dos casos, os estragos podem ser evitados se o trabalhador agir antes.

Da mesma forma, usando as informações do tempo a seu favor, o agropecuarista também consegue otimizar a produção e o desempenho do seu empreendimento. Os fatores meteorológicos podem ser um aliado do trabalhador, basta ele saber usá-los a seu favor.

Segurança do rebanho

Tanto para o gado de corte como para o leiteiro, o estresse climático é um dos principais fatores que influenciam na saúde e na produtividade dos animais. Para evitar que eles sofram e tenham os resultados estimados, o pecuarista precisa providenciar medidas para o conforto térmico do rebanho.

Para que ele possa iniciar eventuais benfeitorias na fazenda, é essencial saber quando haverá uma onda de calor ou quando as temperaturas estarão maiores no verão. Até mesmo, as horas mais quentes do dia são uma informação relevante, pois, assim, ele evita que o rebanho esteja exposto ao tempo nesse intervalo.

No caso do Canal Rural, essas vantagens percebidas pelo público retornam em forma de uma maior confiança e de uma audiência mais fiel. “O objetivo é sempre melhorar. Além de ter uma previsão assertiva, a comunicação com o telespectador é um dos diferenciais do Canal Rural, porque eles participam até mesmo do conteúdo”, conta a editora Pryscilla Paiva.

Do lado da Somar Meteorologia, a empresa segue sempre em busca de evoluir sua tecnologia e seus métodos, de forma a oferecer soluções personalizadas que atendam perfeitamente às necessidades de cada cliente e de cada projeto. Essa postura garante parcerias de sucesso, como a relatada neste artigo.

Ficou com vontade de experimentar esses serviços aplicados à sua realidade no mercado? Entre em contato conosco! Será um prazer encontrar a melhor resposta para as suas demandas!