Caso prefira, clique no play e ouça este post.

Sabemos que as condições climáticas estão entre os principais fatores de risco para a produção rural. Por isso existem os seguros agrícolas, que fornecem uma garantia para que o produtor minimize suas perdas em caso de desastres naturais. Para fornecer esse serviço, no entanto, a seguradora agrícola  precisa estar a par do monitoramento meteorológico.

Até anos atrás, a previsão do tempo era vista apenas como uma aposta, muitas vezes, de baixa confiabilidade. Contudo, as tecnologias envolvidas nessa ciência evoluíram muito nas últimas décadas, e a meteorologia tem se tornado cada vez mais um fator-chave na tomada de decisão.

Tendo isso em mente, veremos neste post como o monitoramento climático pode auxiliar a prestação de serviços de uma seguradora agrícola. Continue a leitura para conferir!

Como a meteorologia minimiza as perdas na agricultura?

A previsão do tempo é uma aplicação da ciência que fornece dados valiosos para a tomada de decisões em diferentes setores da economia, da aviação à construção civil, passando pelo transporte de cargas. Mas uma das áreas em que as suas contribuições são mais imprescindíveis é a agricultura.

As informações fornecidas pela meteorologia ajudam o gestor a traçar planos e estratégias para evitar perdas e otimizar os investimentos feitos na fazenda. E esse monitoramento meteorológico beneficia o ciclo completo, desde o plantio até sua comercialização.

Saber, por exemplo, qual será a quantidade de chuvas, a duração prevista para o período de seca e o andamento da umidade relativa do ar pode ser o grande diferencial entre fazer um investimento que terá um ótimo retorno ou desperdiçar recursos.

Como a meteorologia auxilia na tomada de decisões?

Mesmo com toda a modernização das técnicas produtivas, a agricultura ainda é um setor da economia que está completamente integrado às forças da natureza. O ciclo de vida das plantas depende de todo o ecossistema, e não há como se dissociar disso.

Ações como a semeadura e a escolha de quais tipos de sementes plantar ou o melhor momento para se aplicar um defensivo, bem como muitas outras, dependem diretamente de determinadas condições meteorológicas. Essas forças, portanto, devem ser encaradas como aliadas, não como empecilhos para uma boa produção.

Para tomar as decisões estratégicas da fazenda de forma consciente e segura, o bom gestor do agronegócio precisa acompanhar as informações fornecidas por um serviço de previsão do tempo. Isso é o que lhe garantirá um planejamento adequado às contingências que ele encontrará no que diz respeito às condições meteorológicas.

Mas o serviço de previsão do tempo também auxilia na tomada de decisões no caso de uma seguradora agrícola.

Sabendo o que provavelmente acontecerá durante o ano, a empresa é capaz de se precaver e desenvolver um serviço de educação dos segurados. A própria seguradora, inclusive, pode incentivar os agricultores a fazer uso das informações do mapa meteorológico para melhorar a performance dos seus negócios.

Qual é a importância da seguradora agrícola?

Mesmo com todo o avanço da tecnologia usada hoje pelos serviços de previsão do tempo, ainda há algum grau de incerteza no que diz respeito aos eventos naturais. E essas incertezas aumentam em anos de ocorrência de fenômenos como El Niño e La Niña. Por isso, mesmo com cautela e um bom planejamento, em algumas ocasiões não é possível evitar grandes perdas na lavoura e no patrimônio do fazendeiro. É aí que entra o seguro agrícola.

Esse serviço é a garantia do agricultor quando todas as previsões falham ou sua fazenda é atingida por algum desastre natural, seja ele de ordem climática, seja geológica, biológica ou outra.

A seguradora agrícola é o que vai garantir que esse produtor tenha condições de manter a si e ao negócio durante aquele ano, além de recuperar o crédito adquirido para o investimento em insumos. Isso pode ser a diferença entre uma fazenda que passa por um contratempo, mas sobrevive, e uma que precisa encerrar suas atividades.

Enfim, agora você entende como a meteorologia pode auxiliar a seguradora em suas tomadas de decisão, certo? E, diante da sua importância para o setor agrícola, vemos como o seu papel é essencial.

Gostou do post? Quer saber com mais detalhes como o serviço de previsão do tempo pode ser útil para você? Então, entre em contato com a Somar Meteorologia!