O Brasil é um dos países com melhor clima do mundo. Nós não sofremos com tufões, furacões, tsunamis, maremotos ou outros desastres naturais comuns a tantos outros países. Talvez por isso a previsão de meteorologia não seja ainda uma ferramenta ainda tão amplamente utilizada.

Em alguns países da Europa, por exemplo, consultar apps de previsão do tempo é um hábito que faz parte do dia a dia das pessoas. Assim, elas sabem qual o melhor horário para sair de casa, se vão para o trabalho de bicicleta ou usam o transporte coletivo, por exemplo.

Nesses países, o monitoramento do tempo também faz parte do dia a dia das empresas, e é esse aspecto que nos interessa mais. Neste artigo, vamos explicar como a previsão do tempo pode ajudar o seu negócio a crescer. Acompanhe!

A previsão de meteorologia nos negócios

A previsão do tempo é uma área científica que era utilizada até a Segunda Guerra para ajudar nas estratégias militares. Depois de 1945 e com a criação das Nações Unidas, essa área começou a servir a propósitos civis — tanto para o dia a dia das pessoas, como para empresas de diversos segmentos.

Nos Estados Unidos e na Europa, onde a meteorologia já se estabeleceu há mais tempo, grandes empresas de variados ramos fazem uso dessas informações para balizar o planejamento dos negócios. Previsões de hora em hora ajudam os gestores a traçarem planos para curto e médio prazos.

São essas informações que ajudam a decidir aspectos relacionados a logística e distribuição, compras, calendários de atividades, distribuição de equipes e designação de tarefas e até investimentos.

No Brasil, a atividade se firmou por volta da década de 80. Por ser ainda recente, é bem comum que muitos empresários ainda não a considerem uma ferramenta para ser usada no processo de tomada de decisões. Mas isso tem mudado muito nos últimos tempos. 

Cada vez mais, empresas de diferentes ramos têm optado por adotar a previsão de meteorologia como uma ferramenta que faz parte do planejamento estratégico. Com isso, eles conseguem determinar o melhor momento para tomar determinadas ações e até elaborar planos de contingência para cenários diversos.

Usos práticos dessa ferramenta

As forças da natureza não estão sujeitas ao nosso controle, portanto, não adianta lutar contra elas. Ignorá-las tampouco é uma boa opção, já que o empresário pode ser pego desprevenido por algum evento climático e acabar tendo grandes perdas.

Fenômenos como El Niño e La Niña, por exemplo, podem alterar muito o curso regular das coisas, forçando a uma mudança de planos. Diante disso, é melhor saber dessas possibilidades antes, para não ter que improvisar. Veja alguns aspectos em que a previsão do tempo pode ajudar muito no dia a dia dos negócios.

Tomadas de decisões

Mudanças de temperatura, umidade, chuvas e outras condições climáticas interferem diretamente em vários setores. O varejo e a indústria farmacêutica são dois exemplos. A chegada de frentes frias costuma aumentar a demanda por antigripais e antitérmicos. 

Assim, o gestor de negócios nesses segmentos precisa saber o que enfrentará para determinar como compor seus estoques. A aviação civil é outra que é fortemente influenciada pelo tempo. Eventos como nevoeiros, tempestades e raios são fatores que podem causar atrasos ou cancelamentos de voos e podem também determinar que uma nova rota seja traçada.

Planejamento estratégico

Este ponto está bastante relacionado ao anterior. Da mesma forma que a previsão do tempo auxilia na tomada de decisões a curto prazo, ela também pode ajudar o gestor a fazer o planejamento de curto e médio prazo.

Com a previsão de um inverno mais rigoroso, por exemplo, os gerentes de varejo podem se programar para atender a uma demanda maior por cobertores, roupas de tricô e até aquecedores. Já uma onda inesperada de calor traz junto a demanda por ventiladores e aparelhos de ar-condicionado — para citar somente dois exemplos.

Logística e distribuição

Um dos maiores perigos para o transporte de cargas são os danos causados às mercadorias devido ao contato com vapor de água. Assim, saber como estarão as condições climáticas e a umidade relativa do ar ajuda a planejar melhor as embalagens. Se a umidade estiver alta, vale a pena controlar a temperatura, de modo a evitar a condensação do vapor, que pode gerar gotículas de água dentro das embalagens (principalmente naquelas de plástico).

Por outro lado, o gestor de logística também precisa estar informado se haverá tempestades, chuvas de granizo ou nevoeiros nos dias previstos para o transporte de cargas. Como grande parte da distribuição no Brasil é feita por via rodoviária, essas condições podem interferir tanto no trajeto, no prazo do transporte e até na segurança do profissional responsável pela condução do caminhão.

Calendarização de atividades

Em alguns setores, como é o caso da construção civil, certas atividades só podem ser feitas sob condições climáticas específicas. A alta umidade atrapalha a instalação de azulejos e pisos, por exemplo. Já a chuva impossibilita os trabalhos de alvenaria.

De posse de boletins de previsão de meteorologia, o engenheiro pode fazer uma calendarização da obra de forma a evitar que profissionais e equipes fiquem parados. Isso melhora a produtividade dos funcionários e ainda é uma forma de manter o compromisso do prazo de entrega da obra.

Medidas nos negócios agropecuários

Os negócios agropecuários estão nos grupos que são mais diretamente sujeitos a adaptações devidas às condições meteorológicas. Assim, o monitoramento climático é fundamental para esse segmento.

Por meio desse serviço, é possível tomar decisões de curto prazo, como a escolha do melhor dia para a aplicação de um pesticida na lavoura, por exemplo. Mas também ações de médio prazo, como a seleção da variedade de sementes que serão plantadas, de acordo com a previsão de chuvas para aquele ano.

Onde conseguir informações confiáveis

Atualmente, é muito fácil conseguir informações sobre a previsão do tempo. Esse tipo de conteúdo faz parte da programação dos telejornais e das rádios, e os apps de monitoramento climático permitem que você tenha esses dados, literalmente, no seu bolso.

No entanto, se você pretende usar a previsão de meteorologia como ferramenta estratégica, só essas informações não são suficientes. Você provavelmente precisará de um boletim periódico que atenda às suas necessidades específicas. Por isso, a melhor solução para esses casos é contratar um serviço de monitoramento climático, que entregue informativos personalizados para o seu negócio.

Dessa forma, entre todos os milhares de dados que os mapas do tempo trazem, os analistas selecionarão somente aqueles que são relevantes para você e a sua empresa. Isso, com certeza, aumentará a precisão da previsão, diminuindo possibilidades de perdas e prejuízos e otimizando os seus recursos investidos.

Se você deseja adotar a meteorologia como parte da sua estratégia de tomada de decisões, entre em contato conosco! Certamente, teremos uma solução que é exatamente do tamanho da sua necessidade!