Cada vez mais as pessoas estão apegadas aos seus smartphones e querem acesso à informação de forma mais rápida e prática. Com isso, o serviço de streaming está cada vez mais essencial no dia a dia das pessoas.

Hoje, a população quer saber das notícias assim que acontecem e logo espalham para seus amigos através das redes sociais. Um engajamento enorme, em pouquíssimo tempo. A TV é apenas para detalhar as matérias do dia. E a previsão do tempo para streaming também está nesse mundo.

Se vai fazer sol ou chuva, frio ou calor, a causa de uma enchente e se pode se repetir no dia seguinte. Tudo isso, as pessoas querem saber e a previsão do tempo para streaming também tem o seu lugar.

Continue acompanhando o nosso conteúdo para abrir a sua mente para mais essa inovação.

Mídias convencionais VS streaming: quem leva a melhor?

O mundo está dividido entre as mídias convencionais, como a televisão e rádio, e os serviços de streaming, que oferecem filmes, novelas, seriados, músicas, entretenimento e, principalmente, notícias em tempo real.

Mas em uma batalha com números… quem será que leva a melhor?

Desde quando os serviços de streaming começaram a ganhar força, várias pesquisas nos mostram resultados interessantes. Há plataformas de streaming que aumentaram cerca de 27% mais do que algumas emissoras de TV ou que tem mais assinantes do que muitas operadoras de TVs por assinatura. 

Com todo esse lucro, os serviços de streaming estão investindo cada vez mais em produções próprias e os resultados, são excelentes. As mídias convencionais precisam se adaptar o mais rápido possível para não ficar para trás.

Internet VS TV

Com esses números, quem fica de fora do serviço de streaming perde muita audiência e até mesmo seguidores e assinantes. Uma das melhores formas de conciliar as duas mídias é usar o streaming para dar a notícia o mais rápido possível. Depois, detalhar na mídia convencional, disponibilizando nas plataformas de streaming.

Os dois tipos de mídia possuem características diferentes e quem souber trabalhar com as duas em conjunto vai se dar muito bem. A previsão do tempo se encaixa muito bem nas duas.

Todo mundo quer saber como vai estar o tempo  para ver se vai precisar sair de casa com blusa ou guarda-chuva ou saber como vai estar a condição para o fim de semana. Há situações bem mais graves como eventos extremos que provocam transtornos e prejuízos.

Todos os anos, há alagamentos, deslizamentos, algum fenômeno incomum, perda de plantações pela geada e há várias notícias sobre essas situações. Nada melhor do que a própria meteorologia para explicar a razão disto e se vai acontecer novamente.

Com a previsão do tempo para streaming, uma pessoa na academia pode ouvir um podcast sobre meteorologia ou até mesmo, assistir um vídeo sobre um determinado assunto de meteorologia em seu smartphone. É possível espalhar as explicações e curiosidades por aí, além de não cair nas fakes news que ganham cada vez mais força.

Audiência e internet

O grande fato é que não é só o tempo que muda. Os tempos mudaram. Antes, as pessoas ouviam uma notícia em primeira mão pelo jornal principal da emissora, geralmente à noite.

Hoje, é a internet, com as redes sociais e aplicativos que são responsáveis em comunicar a notícia em primeira mão, praticamente em tempo real, antes mesmo dos convencionais veículos de comunicação.

As pesquisas mais recentes mostram que o crescimento das plataformas digitais está muito maior do que a TV. Além disso, os brasileiros gastam mais tempo no celular do que na TV. Basta você se perguntar: quando foi a última vez que eu viu uma notícia pelo celular? E pela televisão?

Há grandes chances de você estar lendo este conteúdo em seu smartphone ou tablet, em vez de um notebook e menos chances ainda, em um computador de mesa.

Pela internet e smartphone a pessoa escolhe o tipo de notícia que quer ler e receber. Desta forma, a migração da audiência para as plataformas digitais está cada vez maior e até as grandes emissoras de televisão estão sofrendo com a queda da audiência em seus programas e telejornais. Os usuários escolhem diretamente a sua demanda.

Na meteorologia as coisas são muito dinâmicas. Com a previsão do tempo para streaming, caso aconteça algum evento extremo ou incomum, basta um podcast ou um vídeo nas redes sociais para explicar o mais rápido possível o motivo e como isso vai  influenciar as pessoas. A meteorologia está presente em todos os setores. Até na base dos preços dos alimentos e da energia.

Então, se você já tiver uma noção geral de como estará o tempo daqui a alguns meses, você pode se preparar para ver se vai gastar mais ou menos na sua conta de energia elétrica ou com um determinado alimento. Estar um passo à frente. É esse o ponto aqui. Estar a frente do seu tempo.

Adaptação para o streaming

Criatividade. Essa é a palavra que melhor define a adaptação ao mundo virtual.

Algumas rádios transmitem os seus programas através do youtube, site ou aplicativo. Emissoras de televisão estão começando a fazer podcast em suas plataformas digitais. Além é claro, de disponibilizarem seus programas, novelas e filmes nos seus aplicativos para os assinantes.

mídia que primeiro noticiar um evento de grande importância ganha mais credibilidade e clique e, no mundo digital, quanto mais acesso, seguidores e interatividade, melhor.

Agora imagine uma mídia que explica o mais rápido possível um fenômeno meteorológico. Ou ainda, a primeira que alertar sobre um possível evento extremo de chuva ou frio. As pessoas vivem dizendo que “o tempo está maluco”. Será que realmente está? Ou é apenas a mídia que não explica direito as variações do tempo e clima?

A meteorologia pode sair da conversa de elevador e entrar no meio digital. Tudo está ligado ao tempo e às mudanças climáticas. Desde energiaagricultura e até mesmo, o tipo de roupa que você escolhe usar e a organização em eventos a céu aberto.

Você que é da televisão abriu a sua mente para ter mais engajamento do seu público? Quer saber mais como a meteorologia pode te ajudar nisso? Entre em contato com a Somar Meteorologia.

Powered by Rock Convert