Muitas pessoas começam a fazer planos para o réveillon já no início do segundo semestre do ano. Mas, um aspecto fundamental a ser observado é a previsão do tempo na virada do ano.

As mudanças no tempo podem interferir no humor das pessoas e, também, nos planos para uma das festas mais aguardadas do calendário. Continue com a leitura para entender como você pode se planejar para as condições meteorológicas dos próximos dias!

Mudanças no estado emocional

Você se planejou com antecedência e preparou tudo para uma viagem internacional no réveillon. Passar esse momento fora do Brasil é realmente mágico e deve ser celebrado em grande estilo.

Mas, se a sua viagem é para o hemisfério norte, é bom estar preparado para um clima bem diferente daquele com o qual nós, brasileiros, estamos acostumados. Em muitas cidades europeias e da América do Norte esta é uma época de neve, ventos e mau tempo. Nessas condições, muitas pessoas podem se sentir frustradas ou pouco animadas para a virada.

Já no Brasil, sempre há a possibilidade de tempestades de verão na noite da passagem de um ano para o outro. Dê uma conferida na previsão meteorológica antes de sair de casa e esteja preparado para o que der e vier!

Mudanças no local onde passará a virada

Para quem ainda não tem compromissos totalmente definidos, o tempo que fará na noite de 31 de dezembro pode determinar o local onde a chegada do ano novo será comemorada. Caso para sua cidade estejam previstas chuvas, talvez aquele acampamento com os amigos não seja o ideal. Festas em locais fechados podem ser tão empolgantes quanto uma virada com os pés na areia. O mais importante é a companhia de quem vai começar esse novo ciclo com você!

Mudanças no destino da viagem

Antes de partir para a sua sonhada viagem de fim de ano, conferir a previsão do tempo pode evitar dores de cabeça. Quem vai para o exterior pode conferir se não há alerta de mau tempo que atrapalhe os voos e os passeios. Já quem fica no Brasil pode optar por mudar totalmente o destino. Se a cidade escolhida estiver com previsão de mau tempo, sempre é possível tentar uma hospedagem em uma cidade onde as condições estejam mais favoráveis.

Dependendo do que disser o serviço de meteorologia também é possível escolher outros passeios para fazer e, ainda, planejar melhor a mala, para não ser pego desprevenido por uma frente fria.

Mudanças na economia

Já exploramos aqui no blog como a mudança de temperatura interfere no dia a dia do varejo e dos consumidores. As chuvas deixam as pessoas mais caseiras, de forma que as vendas tendem a cair em dias assim. Se houver uma frente fria a caminho, é possível que haja uma demanda maior por produtos como chocolates, pizzas e massas no geral. O setor da moda também pode se preparar para vender roupas mais fechadas.

Por outro lado, se o fim de ano for bem brasileiro, com sol e calor, as lojas de moda praia e os restaurantes que têm um bom cardápio de saladas, sucos e sorvetes provavelmente verão a demanda crescer.

Impacto no turismo

Quem está no ramo do turismo também deve ficar atento aos boletins meteorológicos para este fim de ano. Eventos como temporais — que podem causar enchentes e alagamentos — têm impacto no segmento. O réveillon de Copacabana, por exemplo, um dos mais famosos do Brasil, pode ficar vazio caso a previsão seja de chuvas.

Os informes meteorológicos impactam a vida das pessoas nos mais diversos setores. Por isso, os veículos de comunicação têm uma grande responsabilidade na divulgação dessas informações, principalmente nestas épocas festivas. Se você já fez seus planos, não se esqueça de dar uma última conferida na previsão do tempo na virada do ano e fazer aqueles ajustes finais para um réveillon espetacular. 

Já sabe onde verá o ano novo chegar e tem alguma tradição? Conte-nos deixando um comentário!

Powered by Rock Convert