O mar é um ambiente altamente explorado pelos seres humanos. Desde atividades econômicas, como a pesca e a extração de petróleo, até o lazer e os esportes marítimos, como o surfe e a vela, são várias as atividades desenvolvidas nesse ecossistema. Por isso, a previsão de circulação marítima fornece dados essenciais para o dia a dia de diversos profissionais.

Este artigo vai ressaltar a importância desse tipo de previsão, quais setores e atividades podem se beneficiar dela e também o que eles têm a ganhar por acompanhar esses dados. Para entender mais sobre o assunto, basta ler até o fim!

O que é a circulação marítima?

Os oceanos e os mares estão em constante movimento. Isso fica bastante óbvio quando olhamos para as ondas de uma praia, mas é menos evidente em alto-mar, principalmente nos dias de bom tempo e águas tranquilas. Ainda assim, esse movimento das águas existe e a ele dá-se o nome de corrente marítima. 

Essas correntes são as responsáveis pelo deslocamento de massas de água de um ponto para outro do globo terrestre e mudam as características do ecossistema, como temperatura das águas, salinidade e até a vida marinha presente no local. Também carregam consigo outras substâncias: se um vazamento de óleo em um navio vai parar em uma praia, por exemplo, é por causa das correntes marítimas.

A circulação marítima é composta pela direção e intensidade dessas correntes. Outro aspecto levado em consideração na circulação são as ondas, que trazem informações sobre sua altura, sua formação e a direção. O vento também faz parte da circulação marítima, uma vez que sopra sobre o oceano, movimentando a água e forçando a formação das ondas.

Quando falamos em circulação marítima, deve-se levar em consideração também as marés, que estão associadas à lua. Nas fases cheia e nova do satélite, a maré está maior. Já nas fases minguante e crescente, menor. Essas diferenças se expressam na altura do mar.

Como é feita a previsão de circulação marítima?

A previsão de circulação marítima é realizada com o uso de muita tecnologia. Da mesma forma que a atmosfera pode ser modelada por supercomputadores, a partir de dados coletados em diferentes pontos do globo, o oceano também pode ser analisado pelo mesmo processo.

Toda a parte de previsão é modelada pelos computadores e, dessa forma, é possível prever a condição com uma antecedência longa. Com uma margem de confiança grande, de aproximadamente 7 dias, consegue-se enxergar a condição de mudança de altura do mar, condição de onda, direção da onda e até mesmo de correntes.

É possível simular as condições oceânicas para vários dias a partir da modelagem numérica. Na Somar Meteorologia, os clientes dispõem de modelos a partir da condição de vento, que é o principal mecanismo que dispara a circulação de ondas do mar. Isso indica a condição de onda do surfista, assim como de direção e intensidade da onda para os meios de transporte marítimos e plataformas.

Há também os modelos que indicam as condições da temperatura da água e a condição de maré. Eles mostram o momento em que o mar está subindo e descendo. Quando se está diante de uma condição atmosférica atuando junto com uma frente fria, por exemplo, ele intensifica essa condição de maré.

Há diversos setores econômicos e atividades que se beneficiam da previsão de circulação marítima. Veja algumas delas:

  • surfe — é importante saber das condições de direção e altura das ondas para a realização de treinos e campeonatos;
  • transporte de cargas — mudanças bruscas nas condições do mar podem prejudicar os produtos nos cargueiros;
  • turismo — nos cruzeiros marítimos, o conforto dos passageiros depende, em parte, das condições do mar;
  • plataformas de petróleo — a segurança de quem trabalha nesses ambientes pode ser afetada pelos ventos e pelas ondas;
  • portos — ressacas e ondas altas podem fazer encalhar navios que estejam chegando para atracar;
  • Defesa Civil — precisa estar informada sobre alertas de mau tempo, principalmente para proteger populações que morem à beira-mar.

Como essa previsão pode ser útil para quem navega?

Para quem exerce atividades marítimas, a previsão de circulação marítima é uma fonte de informações que pode garantir a segurança e também otimizar os esforços. A seguir, apresentamos alguns exemplos de benefícios que essas leituras trazem.

Redução de riscos, perdas e danos

Os navios cargueiros podem transportar produtos sensíveis, como alimentos e aparelhos eletrônicos. As más condições para a navegação podem danificar as embalagens, levando a uma perda em parte da carga que está sendo transportada.

Quando o capitão do navio tem informações sobre as condições do mar, ele pode planejar melhor a rota, ajustar o calendário e evitar que essas perdas aconteçam. Além disso, essas medidas também garantem uma maior segurança para a tripulação.

Tomada de decisão mais acertada

A Defesa Civil é responsável pela garantia de segurança das populações nas cidades. É esse órgão que orienta a evacuações quando há uma potencial ameaça causada por um fenômeno natural. Nesse contexto, não há espaço para erros e adivinhações, pois pode custar vidas.

Com os dados da previsão de circulação marítima, os profissionais da Defesa Civil conseguem orientar corretamente a população, evitando desastres naturais.

Inovação e criatividade

No surfe, as condições do mar podem abrir espaço para que o atleta desenvolva novas manobras e bata recordes. Para isso, ele precisa saber como está o mar naquele dia, quais tipos de ondas vai encontrar, de que tamanho, em qual direção e como serão formadas.

Sem essas informações preciosas, o que poderia ser uma grande conquista pode se tornar um acidente com graves consequências.

Maximização de soluções para exponenciar resultados

Levar passageiros em uma viagem de vários dias navegando pelos mares é uma enorme responsabilidade para a empresa de turismo. Os clientes não esperam só uma viagem segura, eles desejam também conforto e uma experiência prazerosa. Isso não seria possível em um mar revolto, que balança o navio e todos que estão lá dentro.

A informação sobre a circulação marítima é uma forma de garantir o conforto dos passageiros, entregando uma viagem que esteja dentro das expectativas de quem se aventura a passar dias a fio em alto-mar.

Dados precisos para planejamento e operação

Nos portos, existe uma profissão chamada praticagem. Os práticos são profissionais que conduzem os navios por canais que levam até o porto. Para esses profissionais, conhecer as condições do mar no momento de atracamento do navio é fundamental, pois águas agitadas podem desviar o curso da embarcação e fazê-la encalhar em algum banco de areia próximo.

Com informações precisas sobre a circulação marítima, os práticos podem planejar melhor a aproximação do navio, decidindo fatores como a velocidade com que ele poderá se aproximar e quais tipos de compensações serão necessárias no leme para não haver um desvio de curso.

Os clientes de previsão de circulação marítima da Somar Meteorologia contam com relatórios personalizados, com análises que se aplicam diretamente ao seu dia a dia e às suas necessidades. Mais que isso, também têm acesso à consultoria personalizada com especialistas, que pode ser realizada presencial ou virtualmente. Isso garante que as informações tenham aplicabilidade e garantam os resultados esperados.

Se você acredita que o seu negócio pode se beneficiar com esse tipo de serviço, entre em contato conosco! Vamos encontrar juntos a melhor solução para as suas demandas!