Artigo narrado por: Fábio Luengo – Meteorologista

 

Sabendo que os oceanos ocupam cerca de 70% da superfície terrestre, era de se esperar que o comportamento das águas do mar pudessem ter uma enorme influência nas condições climáticas do planeta.

Condições estas, que interferem diretamente no mercado de Offshore. Já parou para pensar na influência do aquecimento das águas do mar sobre o mercado em que você atua?

Neste conteúdo, iremos te mostrar a importância do monitoramento meteorológico para a segurança das operações de Offshore e atividades relacionadas.

Aqui daremos um cenário das condições de temperatura das águas dos oceanos e mostrar seus impactos em seu negócio.

Continue com a gente!

Temperatura das águas dos Oceanos

A temperatura das águas do mar estão mais quentes que o normal, qual a influência deste fator no mercado de Offshore?

O oceano quando esquenta demais, evapora com mais facilidade, e este vapor fica sobre aquela região. Se uma frente fria passa mais organizada, acaba trazendo um grande volume de chuva nas regões dos portos, e o motivo? É o que pouca gente sabe, o causador é o aquecimento das águas do oceano pacifico.

Nos últimos tempos, o Pacífico tem registrado temperaturas um pouco mais elevadas que o normal. Pesquisadores notaram que os oceanos estão ficando realmente mais quentes, em média 40% mais rápido do que o estimado em 2014. (Dados publicado pela revista Science).

E este aquecimento têm influência sobre os portos brasileiros. Quando as águas do oceano estão mais quentes o volume de chuva é muito maior, é ai onde se faz necessário o monitoramento meteorológico.

Grande parte dos portos brasileiros estão defasados em relação a tecnologia de logística, e muitos embarques acabam sendo feitos ao ar livre.

Observar este aquecimento das águas é fundamental para não deixar que a chuva atinja a carga e para que o produto não tenha nenhum dano ao ser transportado, seja ele por meio marítimo ou terrestre. 

Implicações do aquecimento das águas do Atlântico

Planejamento é uma palavra que utilizamos muito em nossos textos aqui no blog. E é preciso focar a atenção no planejamento sobre as condições meteorológicas, de suma importância quando se trata da atuação em alto-mar. 

Observe as principais situações causadas pelo grande volume de chuva devido ao aquecimento das águas do mar:

Congestionamento de navios:

Quando o volume de chuva é excessivo, uma embarcação aguarda tempo demais para atracar e realizar embarques e desembarques, e é quase certo que deixe de fazer outra escala. Por isso o aumento da espera e dos atrasos nos embarques e desembarques devido as condições climáticas, podem gerar maior custo operacional e também prejuízos financeiros relacionados a políticas contratuais de entrega.

Congestionamento de caminhões nas rodovias

Principalmente para áreas que cortam a Serra do mar e que ficam próximas à costa, existe a maior possibilidade de volume excessivo de chuva. Outra implicação é o risco constante de acidentes fatais se levarmos em consideração o grande fluxo de carros que estão a passeio no caminho do mar.  

Deslizamento das encostas:

Temos a possibilidade de volume excessivo de chuva também para áreas que cortam a Serra do mar e que ficam próximas da costa.

Por este motivo, se faz primordial soluções de monitoramento de tempo severo, pois quando a chuva começar, não há tempo para remediar pois serão poucas as horas para as equipes realizarem os trabalhos de contenção de encosta, colocando em risco não apenas a operação, mas principalmente a vida dos trabalhadores.

Prejuízos financeiros para Trades Agrícolas:

As trades agrícolas também sofrem com as condições climáticas, condições essas que causam uma maior lentidão nas atividades portuárias e congestionamento, atrapalhando então que as entregas sejam feitas e o prazo combinado seja cumprido.

Monitoramento meteorológico como plano estratégico

O gerenciamento é uma rotina fundamental para todas as empresas, em especial aquelas mais sensíveis às intempéries e eventos climático como​ Offshore.

Por este motivo, ter o acompanhamento de um serviço de monitoramento climático é fundamental. A ​previsão do tempo​ é capaz de fornecer informações preciosas para a tomada de decisões da empresa deste ramo, contribuindo para que o gestor faça um planejamento envolvendo os fenômenos naturais.

Uma ótima prática para mitigar grandes riscos e prejuízos financeiros para estes setores é a inclusão das informações de monitoramento e previsões meteorológicas na avaliação de cenários advinda da análise swot.

​Você pode entender mais sobre o assunto no e-book Tudo que um gestor precisa saber sobre gerenciamento de risco e conhecer mais sobre ferramentas simples e acessíveis.

A solução para o seu negócio

Neste conteúdo você pode notar que operações Offshore dependem diretamente de uma previsão meteorológica confiável e capaz de prestar informações úteis e dentro da janela operacional necessária a cada empresa.

O uso dessas informações garante uma gestão de recursos mais eficiente, econômica e produtiva, já que as Operações Offshore são planejadas com bastante antecedência e costumam demorar dias ou semanas para serem realizadas. Assim, é preciso se precaver contra condições atmosféricas e oceânicas adversas que podem resultar em atrasos ou perda de recursos.

Assim sendo, para as operações em alto-mar, a previsão meteorológica em Offshore é um instrumento confiável e necessário para a melhor execução e eficiência das atividades econômicas e alocação de recursos, além da segurança do trabalho dos embarcados.

É importante contar com serviços que disponibilizam uma plataforma completa e profissionais especializados que analisam os modelos de previsão e auxiliam no planejamento certo para o seu negócio.

Mesmo bem informado, é natural ter um pouco de dúvidas sobre o assunto. Se este for o seu caso, não deixe de consultar o nosso time de especialistas.
 
Clique aqui e fale conosco!