Há inúmeros fatores que influenciam no tempo e clima. Os fenômenos El Niño e La Niña ajudam a controlar o clima mundial. De acordo com institutos internacionais, incluindo a agência norte-americana NOAA, há chance de ocorrer La Niña ainda em 2020 e isso trará impactos no clima e no mercado.

Temos o costume de ligar os fenômenos El Niño e La Niña com os impactos na agropecuária, mas vai muito além. A indústria varejista tem uma ligação direta com o clima e também com os fenômenos mencionados.

Se um verão é mais quente do que o normal mais artigos de verão são vendidos, o mesmo vale para estações mais frias. Mas quando saber se a estação vai ser atípica? Somente a meteorologia tem a resposta.

Ficou curioso para saber quais impactos e quais setores podem se beneficiar? Continue acompanhando nosso conteúdo para ficar por dentro e saber como a Somar Meteorologia pode te ajudar a se preparar da melhor forma possível.

Como a La Niña impacta no setor vestuário?

Geralmente quando ouvimos falar de La Niña temos em mente apenas que na Região Sul do Brasil vai ser mais frio. Mas não é bem assim. A La Niña ocorre quando as águas do Oceano Pacífico ficam mais frias do que o normal, alterando todo o padrão de circulação da atmosfera e influenciando o clima global.

De modo geral a La Niña deixa o tempo mais frio em grande parte do Centro-Sul do Brasil principalmente nos meses de verão. Já no inverno, além do frio o clima fica ainda mais seco. Mas há um grande fator a ser levado em consideração: a qualidade e a frequência do frio.

Estudos mostram que apesar do La Niña deixar as temperaturas mais baixas ela não provoca ondas de frio mais intensas. Ou seja, o fenômeno causa mais dias de frio, porém sem muitos extremos. Em época de La Niña dificilmente teremos recordes históricos sendo registrados, por outro lado, a população acaba sentindo mais frio pelos dias consecutivos de temperaturas baixas.

E quanto mais sensação de frio a população sentir, mais irá consumir artigos de frio. Pesquisas mostram que quando o consumidor vai comprar alguma peça de vestuário, irá dar mais peso para a sensação que está sentindo no momento. E uma pequena parcela se prepara para a próxima estação com antecedência.

Como o La Niña pode fazer você lucrar mais? Como a Somar meteorologia pode te ajudar?

No setor vestuário, assim como em qualquer outro negócio, ganhará mais dinheiro aquele empresário que se antecipa às informações. E para isso, necessita receber dados que irão ditar a estratégia da empresa e sair na frente dos concorrentes.

Imagina que os seus concorrentes têm acesso às informações sobre o tempo e o clima. Se eles ficam sabendo antes de você que um fenômeno de larga escala como o La Niña irá atuar no verão ou no inverno e que vai ser mais frio do que o normal, ele vai conseguir preparar o seu estoque com mais artigos de frio e não irá gastar com excessos com artigos de calor. 

Mas e você? Contará com a sorte ou com a ciência para maximizar o seu lucro?

A questão é gastar de forma consciente. Não é apenas no estoque que você pode se planejar, mas também na publicidade. Uma marca que prepara o seu estoque adequadamente e faz publicidade da forma correta lucrará muito mais, além de criar credibilidade para os consumidores. Lucrando cada vez mais e mais e fortalecendo o nome da sua empresa!

A Somar Meteorologia possui alguns produtos para te ajudar da melhor forma possível a alcançar o seu objetivo:

  • Índices de vendas baseadas na previsão climática;
  • Boletins com análise e previsão climática mensal e anual;
  • Tabela com dados e previsões para uso em suas projeções de vendas;
  • Palestras com especialistas que irão te falar como o clima vai se comportar e como isso impactará o seu negócio.

Com todas essas informações pode ter certeza que você ficará na frente de todos os seus concorrentes que irão contar com a sorte e não recebem informações importantes para traçar a melhor estratégia para a sua empresa.

Entre em contato conosco para conhecer melhor estes e outros serviços da Somar Meteorologia e vamos juntos maximizar o seu lucro!

Powered by Rock Convert