Quem atua no mercado, seja no varejo ou na indústria, sabe que os gestores precisam se especializar e se atualizar em um processo constante para tomar decisões mais rápidas e mais controladas. O forecast de mercado é uma ferramenta fundamental para o gestor nessa tarefa.

Neste artigo, vamos explicar o que é esse serviço e de que forma ele pode ser útil na tomada de decisões e na gestão estratégica. Para se atualizar, basta ler o artigo até o fim!

O que é forecast de mercado?

Durante muitos anos, a meteorologia foi uma ciência que indicava se as pessoas deveriam ou não levar guarda-chuva para sair de casa, ou se a praia estaria com ressaca. Mas essa realidade agora se tornou bastante mais complexa.

“Com o passar dos anos, a previsão do tempo melhorou em termos de tecnologia, fazendo com que você tivesse uma previsão mais assertiva e a longo prazo. Com isso, conseguimos ter previsão para 15 dias ou para diversos períodos do dia com mais qualidade”, relata o CRO da Somar Meteorologia, Willians Bini. 

Com o passar do tempo, esse avanço tecnológico veio acompanhado de uma demanda maior, por parte dos gestores, de ferramentas que lhes permitissem fazer uma análise mais aprofundada dos riscos e tomar decisões mais embasadas.

“O empresário não quer apenas saber que o verão será mais quente que o normal. Ele quer saber como essas temperaturas mais altas ou essa umidade mais baixa interferem no seu negócio”, comenta Bini. Foi nesse cenário que a Somar Meteorologia criou o forecast de mercado.

Como explica o CRO da empresa, trata-se de um serviço que coleta os dados de mercado e, por meio de modernas técnicas e estatísticas, os correlaciona com a meteorologia. Dessa forma, o gestor consegue entender com precisão qual o impacto de um determinado cenário meteorológico em seu negócio. 

“[O objetivo do serviço] Não é simplesmente dizer: ‘vai chover sábado, então, menos pessoas frequentarão seu estabelecimento’. É dizer: ‘vai chover sábado, então, 22% menos pessoas frequentarão seu estabelecimento’ ou ‘você terá 15% a mais de consumo da cerveja do tipo X, Y ou Z'”, garante Bini. O produto é uma exclusividade da Somar e é desenvolvido com absoluta personalização para cada cliente, uma vez que a realidade de cada mercado e de cada localização é única. 

Como fazer o cruzamento entre vendas e dados meteorológicos?

De posse das informações precisas fornecidas pelo boletim de forecast de mercado, o gestor consegue fazer uma avaliação completa do cenário e traçar suas estratégias. Veja abaixo algumas aplicações dos dados.

Previsão de receita em curto prazo

O serviço de forecast de mercado utiliza variáveis como temperatura mínima ou máxima, volume de chuva, distribuição de chuva, amplitude térmica, umidade do ar, velocidade do vento e sensação térmica. Todas elas são usadas para determinar a melhor relação estatística para justificar o aumento ou diminuição das vendas ou do consumo.

“Conseguimos fazer uma projeção de até 12 meses para frente de como o clima vai interferir nas vendas do cliente, podendo chegar até mesmo a uma projeção por loja. Se ele tiver um histórico por loja, por exemplo, conseguimos traçar uma aderência no índice de correlação para aquela loja e dar a previsão dos próximos 12 meses com base na meteorologia”, explica o CRO da empresa.

Alinhamento de expectativa

Ter uma boa noção de como estará o tempo também é útil para que o gestor ajuste as expectativas da equipe, investidores, da diretoria da empresa, e também de outros setores.

Se as condições previstas para o ano seguinte não forem favoráveis, ele pode preparar os stakeholders, de forma que um resultado menos positivo do que o desejado não seja uma surpresa desagradável. Isso não só diminui a pressão sobre ele mesmo e sua equipe, como também demonstra que ele está preparado para todos os tipos de cenário.

Precisão na gestão do estoque

Uma falha gravíssima tanto no varejo como na indústria é não conseguir atender à demanda do mercado. Se isso acontece, o consumidor vai procurar os produtos concorrentes, e a empresa perde a chance de fidelizar esse cliente.

Assim, caso haja algum fenômeno meteorológico que impacte de forma decisiva nas vendas, a empresa precisa estar preparada. O boletim de forecast de mercado indicará precisamente quanto estoque o gestor precisará ter e quando, de forma a atender a demanda. A gestão do estoque baseada em dados tem muito mais chances de não ter perdas nem desperdícios.

Otimização do tempo e melhor tomada de decisões

Para tomar boas decisões, o gestor precisa de uma quantidade suficiente de dados em mãos. Isso fará com que ele possa analisar o cenário completo e, então, pesar os riscos de cada decisão. O boletim meteorológico aplicado ao mercado não só o ajuda nas escolhas com dados precisos sobre a previsão de meteorologia, como também otimiza o seu tempo.

Em vez de precisar improvisar a cada nova situação, o gestor já terá em mãos um cenário sobre o qual ele poderá planejar. Ainda que a meteorologia envolva um certo grau de incerteza, é sempre mais fácil mudar os planos diante das contingências do que não ter um plano e precisar inventar a cada passo.

Respostas ágeis a fatores internos e externos

Por mais precisas que sejam as tecnologias para a previsão do tempo, infelizmente, ainda não é possível ter certeza do que vai acontecer, pois a atmosfera muda muito rápido. Mas, mesmo em um cenário de mudanças bruscas, o gestor que opta pelo serviço de forecast de mercado ainda leva vantagem.

“Se a projeção for positiva em relação ao aumento das vendas e do consumo, ele pode tomar ações para maximizar os ganhos. Se, por outro lado, a projeção for desfavorável, ele pode tentar reverter a situação, tomando ações quanto à rede de distribuição de produtos ou realizando alguma promoção ou outra ação de marketing”, sugere o CRO Willians Bini.

Gerenciamento de risco

Alguns setores trabalham com um risco bastante alto. É o caso, por exemplo, das seguradoras agrícolas. Para esse tipo de empresa, ter uma previsão de como será o ano que está pela frente em termos meteorológicos é fundamental para calcular os riscos de cada seguro e até colocar preço em seus produtos.

Outros setores, como o transporte de cargas e a construção civil também podem usar o forecast de mercado para calcular os riscos de determinadas ações. Assim, é possível determinar o melhor momento para investir ou quando é mais prudente esperar.

Como a Somar pode ajudar a lucratividade da empresa?

No Brasil, a Somar Meteorologia foi pioneira no desenvolvimento de um produto como o forecast de mercado. “Em termos de tecnologia, para criar esses modelos de projeção, passamos a utilizar técnicas de machine learning e inteligência artificial como ferramentas estatísticas”, revela Bini.

O serviço facilita a tomada de decisão do cliente. A meteorologia ajuda, por exemplo, o gestor a entender por que ele vende mais ou menos em determinados meses. Com isso, ele toma as melhores decisões, antecipadas, com relação ao que o clima vai ajudar ou prejudicar.

A Somar atende clientes das mais diversas categorias de produto, tanto indústria quanto varejo. Atualmente, a empresa trabalha com clientes que vendem bebidas, alimentos, ares-condicionados, ventiladores, eletrodomésticos, leite, inseticida, soft drinks, bebidas alcoólicas e também de outros segmentos. Em todos eles, o forecast de mercado tem um papel fundamental e ajudou as empresas a crescerem.

Se você gostou do que leu até aqui e ficou curioso para saber mais sobre o serviço, entre em contato conosco! Temos uma solução na medida da sua empresa!