O mercado dos últimos anos sofreu inúmeras mudanças, grande parte delas causadas pelo avanço tecnológico. Uma dessas mudanças — e causadora de grande impacto — foi o status que a experiência do usuário ganhou. Pesquisas de mercado apontam que os consumidores preferem pagar por boas experiências do que por produtos. E pagam um pouco mais por produtos que ofereçam boas experiências de compra.

Nesse contexto, os projetos personalizados constituem um enorme diferencial. Pensados especialmente para as necessidades da empresa e de seu público, esses projetos têm chances muito maiores de sucesso, pois são feitos sob medida. Muitos deles usam tecnologias de machine learning, o que aumenta a precisão dos dados obtidos.

Para entender melhor como os projetos personalizados melhoram a experiência do usuário, é só continuar a leitura. Aproveite!

Exclusividade

As pessoas gostam de se sentir especiais, gostam de ter a sensação de receber uma atenção diferenciada. Os projetos personalizados são uma forma de proporcionar essa sensação.

Para desenvolver uma boa personalização, é fundamental conhecer bem o seu público. O resultado é que, quando o projeto é lançado, as pessoas sentem como se a marca estivesse conversando e trabalhando diretamente para elas. Isso cria o sentimento de exclusividade que melhora a experiência do usuário.

Decisão de compra

Não há dúvidas que, no mercado atual, o comportamento dos consumidores mudou, e a experiência muitas vezes é mais importante do que o produto em si. Os consumidores deixam de comprar em um local se tiverem uma má experiência, e não só: eles influenciam outros consumidores de seu ciclo por meio do relato da compra.

A personalização contribui para uma experiência de compra mais positiva e agradável. Como consequência, a decisão de compra é tomada mais rapidamente.

Fidelização

Outro ponto importante influenciado pela personalização é a fidelização do cliente. Um consumidor que teve uma má experiência não voltará a comprar naquela loja ou daquela marca.

Mas o contrário também é verdadeiro: se a experiência foi boa, ele voltará outras vezes quando precisar do produto novamente, ou quando quiser repetir o momento (no caso de serviços, como restaurantes e outros). Como a personalização torna a experiência de compra mais positiva, as chances de fidelizar esse cliente são muito maiores.

Inovação

A inovação é uma tônica no contexto atual. As necessidades dos consumidores mudam mais rapidamente do que em décadas anteriores, e as empresas precisam estar prontas para se adaptarem e se reinventarem sempre.

A personalização de projetos é uma ferramenta que permite essa inovação constante da empresa. Além de conseguir atender mais prontamente às demandas dos consumidores, ela fica com uma imagem percebida de modernidade e frescor. Isso gera uma vantagem competitiva, colocando a marca à frente da concorrência.

Cases de sucesso em experiência do usuário

Existem algumas empresas que já apostaram na personalização para melhorar a experiência do usuário. Vamos analisar dois cases.

Walmart

A rede de supermercados Walmart desenvolveu um projeto de e-commerce que tem a experiência do usuário como foco. Quando os clientes acessam o site para realizar compras, o design é totalmente responsivo aos mais diferentes formatos de tela e suas resoluções.

Além disso, a rede disponibilizou fotos dos produtos em todos os ângulos, para que o consumidor tenha mais segurança para realizar suas compras.

Netshoes

O projeto da Netshoes teve como ponto central as reviews de clientes sobre os produtos. Concretamente, o que a plataforma fez foi fornecer mais informações sobre cada usuário que deixava uma review.

Hábitos de estilo de vida, como a frequência com que a pessoa pratica atividades físicas, têm um impacto grande na percepção do produto. Além disso, eles também inseriram dados mais subjetivos referentes ao modelo, como se é apertado ou tem folga para a numeração indicada.

Projetos de personalização que usam o machine learning podem potencializar essas vantagens para a experiência do usuário. Na Somar Meteorologia, os serviços são desenvolvidos para atender às necessidades de cada cliente, levando em consideração suas particularidades.

Depois de saber mais sobre a personalização, que tal entender um pouco melhor a importância da gestão de riscos e ver como podemos ajudar você nisso? Leia nosso post e fique por dentro!