previsão do tempo é uma atividade complexa, que envolve satélites, radares, uma imensa quantidade de dados, gráficos, mapas e várias outras ferramentas. Tudo isso está inserido no âmbito de um Sistema Integrado de Monitoramento Meteorológico, o SIMM. 

Preparamos este post especialmente para explicar como funciona o sistema da Somar Meteorologia para prever o tempo. Aqui também vamos explorar melhor de que forma ele pode ser uma ferramenta fundamental para empreendimentos de diversos setores.

Acompanhe a leitura deste conteúdo e entenda como as nossas soluções podem ajudar o seu negócio a otimizar o funcionamento da sua empresa!

O que é o Sistema Integrado de Monitoramento Meteorológico da Somar?

Chamamos de SIMM o sistema de monitoramento oferecido na Somar Meteorologia, que compreende todas as ferramentas integradas ao sistema de previsão e alerta da empresa. Aqui, estamos falando de API’s (Application Programming Interfaces), intranet, disparos de alertas ou envio de boletins meteorológicos. 

O nosso sistema reúne todas as ferramentas desenvolvidas e usadas pela Somar para fornecer as melhores informações e monitoramento meteorológico para o cliente. Essas ferramentas mandam alertas de tempo severo e acompanham as condições atmosféricas que podem trazer algum impacto para as áreas de produção, agricultura, energia, transportes e outras.

Principal diferencial do SIMM da Somar

O ponto principal que destaca o SIMM da Somar de outros sistemas existentes é seu grau de personalização, de acordo com as necessidades de cada cliente. A Somar lança mão de uma gama de serviços, que abrangem as mais diversas e melhores ferramentas possíveis.

Assim, o cliente pode, por exemplo, optar pela entrega dos dados de monitoramento em formato de API para integrar no seu sistema. As páginas de monitoramento são visualmente interessantes, e é possível ativar e desativar camadas de radares, avaliar chuvas acumuladas e chuvas previstas, entre outras funcionalidades.

Dessa forma, o cliente pode visualizar os possíveis impactos na sua região de abrangência. Ele também pode solicitar que lhe sejam enviados avisos sobre esses alertas, que serão feitos por meio de SMS, e-mail, telefone, WhatsApp, mensagem — ou seja, da forma como o cliente preferir.

Por meio do nosso Sistema Integrado de Monitoramento Meteorológico, o cliente tem acesso a dados passados de sua região. Assim, ele fica sabendo sobre o histórico de chuvas e temperaturas, além da previsão com os alertas meteorológicos. Com uma operação em funcionamento 24 h por dia, o monitoramento é um dos serviços mais solicitados da Somar.

As ferramentas disponíveis no SIMM da Somar estão em constante evolução e aprimoramento, uma vez que a empresa busca permanentemente a inovação tecnológica e científica. Isso faz com que ela seja capaz de fazer as melhores previsões e oferecer o melhor produto, de acordo com a necessidade de cada cliente.

Quais são as principais funções do SIMM da Somar?

O nosso sistema é um serviço de monitoramento de tempo severo. Assim, sua principal função é detectar e alertar sobre eventos meteorológicos que possam ter consequências graves para o negócio. Para isso, são usados modelos de estado da arte da modelagem atmosférica que oferecem as melhores previsões.

No entanto, toda a previsão realizada pela empresa passa pela avaliação de meteorologistas profissionais e especialistas na área. A previsão, portanto, não é o resultado do modelo puro — que pode conter erros estatísticos —, mas é corrigida pela análise e interpretação humana.

Os alertas são totalmente personalizáveis, assim como o raio de abrangência. Dependendo da necessidade, o cliente pode escolher exatamente quais avisos ele deseja recebe, incluindo: 

  • chuvas;

  • granizo; 

  • vento;

  • possibilidade de queimadas;

  • nevoeiros.

Outra escolha diz respeito ao período da previsão. Há a possibilidade de acompanhar como será o clima no decorrer dos próximos três meses, ou até mesmo do próximo ano. Todas as informações vêm acompanhadas da explicação dos fenômenos meteorológicos, oceânicos, atmosféricos e oceano-atmosféricos.

Com esses dados, o gestor é capaz de montar planos de contingência para o seu negócio. Saber como agir diante das diferentes situações causadas pela natureza pode fazer a diferença na hora de evitar perdas e prejuízos, além de otimizar os ganhos.

Como o sistema de monitoramento da Somar auxilia as empresas?

Vamos detalhar em alguns exemplos de que forma o SIMM pode ser útil para empresas de diferentes setores. Acompanhe!

Indústria

Na mineração e no offshore, a previsão do tempo está intimamente relacionada à segurança do trabalho. Tanto nas minas quanto nas plataformas de petróleo, o tempo severo pode dificultar a atuação dos profissionais na atividade-fim, colocando a integridade deles em risco. O serviço de previsão e o alerta de tempo severo são importantes, portanto, para evitar possíveis acidentes.

Seguradoras

Principalmente no meio agrícola, o seguro é a principal garantia do produtor. E as seguradoras também precisam estar a par das condições meteorológicas, tanto para oferecerem um bom serviço, como para não serem pegas de surpresa por algum desastre natural que afete boa parte dos segurados.

Geradoras e transmissoras de energia

No Brasil, as maiores fontes de energia são renováveis, com imenso destaque para a energia hidrelétrica. Portanto, assim como todo setor que lida com as forças da natureza, a geração e distribuição de energia também pode se beneficiar do serviço de previsão do tempo e alertas de tempo severo.

No caso da geração, é fundamental saber se há previsão de secas e quando elas devem acontecer. Já no que diz respeito à transmissão, fortes chuvas, ventos e tempestades de granizo podem causar danos às redes elétricas. Informar-se sobre essas indicações e receber os alertas ajuda a criar um plano de contingência para o reparo dos danos e a continuação do serviço.

Engenharia

O tempo severo é o vilão de qualquer obra. A alta umidade do ar pode atrapalhar o assentamento de acabamentos, e alguns serviços dependem da ausência de chuvas para serem realizados. O monitoramento climático ajuda a planejar o calendário da obra, de forma a não deixar a equipe parada nem ter atrasos na entrega. 

Logística de transportes

Na aviação, os eventos meteorológicos são os responsáveis pela maioria dos atrasos e cancelamentos. O tempo severo pode até mesmo ameaçar a segurança dos voos, além de colocar em risco de perda os produtos. Se o transporte de carga for rodoviário, há ainda os nevoeiros, que podem fechar estradas e atrasar a entrega das mercadorias.

Os alertas de tempo severo e a previsão do tempo fornecem dados e informações fundamentais para o planejamento das viagens. Isso permite evitar descontentamento, no caso de passageiros, e prejuízos, no caso das cargas. Além, é claro, do mais importante: manter a segurança dos trabalhadores desses setores.

Você já conhece as soluções da Somar Meteorologia?

Com mais de 20 anos de experiência a Somar atua nos segmentos de meteorologiaoceanografia e meio ambiente. Seu leque de serviços abarca consultorias, geração de conteúdo e soluções de tecnologia para clientes de diferentes setores.

O atendimento é personalizado, o que significa que cada negócio terá soluções desenvolvidas para atender especificamente às suas necessidades. Além da atenção individualizada, a precisão das informações e as soluções oferecidas são outra marca do trabalho da empresa, que tem a inovação incorporada em seu dia a dia.

O Sistema Integrado de Monitoramento Meteorológico da Somar é uma ferramenta que fornece dados fundamentais para um bom planejamento em diversos setores da economia. De posse desses dados, o gestor consegue tomar decisões mais acertadas, melhorando o desempenho do seu negócio.

Ficou interessado em incorporar essa tecnologia ao seu processo de tomada de decisão? Entre em contato conosco! Teremos prazer em discutir a melhor solução para você!