Entender as condições climáticas é importante para o desenvolvimento de uma série de atividades, dos mais variados setores. Por essa razão, quadros como a previsão do tempo nos telejornais brasileiros estão em destaque na preferência do telespectador.

Devido ao custo elevado de produção e a demanda por mão-de-obra especializada, cada vez mais emissoras de TV, tanto pequenas quanto maiores, estão adotando softwares como o LINTV4, que são responsáveis por produzir mapas em alta qualidade para melhorar a exibição dos dados climáticos.

Neste artigo, você vai saber mais sobre esse sistema, como o serviço é prestado, por que é importante adotar seu uso e ainda, quais as vantagens em relação a softwares semelhantes. Boa leitura!

O que é o LINTV4?

O LINTV4 é um sistema composto por software e hardware desenvolvido para fazer exibições gráficas presentes nos quadros de previsão do tempo apresentados pelas emissoras de TV.

Com esse sistema é possível eliminar o processo de renderização e a necessidades de pacotes adicionais de softwares, tempo e custos extras com licenças. Com a atualização rápida e remota das informações meteorológicas, permite montar o programa em alguns minutos. Assim, a peça estará pronta para ir ao ar para entradas ao vivo, plantões e noticiários.

O LINTV surgiu em 2003 e, ao longo dos anos, passou por diversas alterações até chegar na versão 4, que foi lançada em 2017. Com ela, é possível que as emissoras tenham à disposição, mais tecnologia, estética e praticidade para criar quadros de previsão atrativos e inovadores.

A ferramenta foi pioneira no Brasil por gerar gráficos em tempo real para a previsão do tempo em 3D que demandavam horas de trabalhos e custos adicionais de produção.

Como o serviço é realizado?

Todas as informações disponibilizadas pelo LINTV4 resultam da análise de modelos numéricos de dados referentes ao comportamento atmosférico, desenvolvido por meteorologistas experientes.

Quando uma emissora de TV procura por esse sistema, ela não adquire nem o software e nem o hardware, mas sim um serviço completo. Com isso, a empresa fornecedora disponibiliza todos os equipamentos necessários para a geração dos mapas do tempo e gráficos e os instala e configura na empresa contratante.

Além disso, para que os funcionários responsáveis pela edição, apresentação e transmissão da previsão do tempo saibam lidar com essa tecnologia no dia a dia, é realizado um treinamento completo de uso do sistema. Os contratos normalmente são firmados por um período de 1 a 2 anos, durante o qual o equipamento fica à disposição do cliente.

Por que esse serviço é tão importante?

Quando a primeira versão do produto foi lançada em 2003 pela Somar Meteorologia, canais de televisão demandavam uma solução que tornasse o processo de gerar mapas, tabelas e gráficos mais simples, para serem utilizados em seus telejornais. Até então, o que existiam eram softwares importados com um custo elevado e pouca flexibilidade para customizações, o que obrigava muitas emissoras de TV a fazerem esse processo de forma autônoma.

O problema é que esse trabalho demandava muita mão de obra especializada em criação e arte, além de grande esforço das equipes, o que gerava desperdício de tempo e recursos, já que, mais que o trabalho gráfico e jornalístico, ainda era preciso obter as informações meteorológicas.

Em meio a esse cenário, um sistema que usa informações próprias apuradas por especialistas, que entrega apresentação de mapas de forma visualmente agradável e de forma rápida, se tornou uma solução conveniente. Como o LINTV4 permite que cada cliente customize os produtos de arte, inserindo a sua linha editorial, cores, logotipo e ícones específicos, ele possibilita maior identificação do público com a apresentação, o que é fundamental para gerar credibilidade.

Funciona assim: quando o LINTV4 é adotado pelas emissoras, suas equipes de arte fazem a concepção de um projeto artístico para a exibição do tempo. Em seguida, eles enviam esse material criado para a empresa que presta o serviço, e essa realiza toda a programação necessária dos templates para deixá-los disponíveis no sistema que está sendo programando.

Desta forma, são atualizados apenas os dados que serão exibidos no momento do programa. Ou seja, passa a ser um processo automático, em que é o próprio apresentador quem escolhe quais são os quadros que ele quer exibir naquele momento. É possível ainda utilizar os recursos para montar storytellings, ou seja, o jornalista ou apresentador pode abordar os temas mais pertinentes para aquele dia, deixando-os mais interessantes.

Tudo isso representou uma mudança de paradigmas na exibição do tempo em canais de TV, uma vez que, com o sistema, os programas passaram a fornecer mais explicações e um maior aprofundamento sobre meteorologia.

Quais as principais vantagens do LINTV4?

Alguns dos grandes benefícios oferecidos pelo LINTV4 são o custo-benefício, oferecendo imagens e mapas digitais em alta definição (full HD), além de contar com diferentes graus de aproximação no globo.

O sistema de atualização em tempo real também é um destaque, uma vez que a emissora pode apresentar aos telespectadores informações mais atuais e precisas para a previsão do tempo. Soma-se a isso o fato de que os mapas não precisam passar por um processo de renderização para gerar um arquivo final, o que torna tudo ainda mais ágil.

De uma forma geral, é uma ferramenta bastante versátil, tanto para ser usada por canais maiores, como também emissoras regionais. E, dependendo do tipo de contrato, é possível ter informações completas de qualquer lugar do mundo em poucos minutos.

Além disso, toda essa tecnologia pode ser controlada pelo próprio apresentador com apenas um clique.

As ferramentas tecnológicas estão cada vez mais presentes no dia a dia da previsão do tempo e elas são importantes para aumentar a exatidão dos dados e auxiliar em uma série de atividades dos mais diversos setores.  Assim, o LINTV4 é um desses recursos que permite que as informações precisas cheguem cada vez mais rápido a todas as pessoas que dependem do comportamento do clima para desenvolver suas atividades.

Gostou desse conteúdo? Se você já conhecia esse sistema, tem dúvidas ou opinião sobre o assunto, deixe seu comentário no post!