Quando batemos a mão no interruptor na parede e apagamos a lâmpada do escritório, quase nunca pensamos que aquele gesto está, de forma indireta, relacionado com a previsão do tempo. Mas está muito, e este case de sucesso da Somar Meteorologia vai explicar como!

A produção de energia, seja ela hidrelétrica, eólica ou solar, é totalmente influenciada pelas condições meteorológicas. Sendo assim, as empresas que atuam no mercado de energia, como a Safira Energia, precisam acompanhar de perto como estará o tempo tanto no curto, como no médio prazo.

Continue a leitura deste post e entenda de que forma a Somar consegue gerar valor para essa empresa do ramo energético!

Conheça a empresa

Fundada em 2008, a Safira Energia é uma comercializadora de no Mercado Livre de Energia. Enquanto os consumidores residenciais no Brasil devem comprar energia elétrica de uma concessionária — que varia de cidade para cidade —, empresas com um consumo acima dos 500 kW podem optar por comprar sua energia no mercado livre. 

Nesse sistema de comercialização, o cliente compra diretamente do produtor de energia, por intermédio de uma empresa comercializadora. Nessas situações, há uma livre concorrência por preços, como em outros setores que praticam o livre mercado.

Além de vender energia para grandes empresas, porém, a Safira também tem uma divisão de Consultoria e Inteligência de Mercado, outra de Gestão e Representação no mercado livre de energia e uma quarta divisão, de Novos Negócios.

Entenda o projeto desenvolvido entre a empresa e a Somar

Para estabelecer o preço da energia, a Safira necessita de um acompanhamento da previsão de chuvas no curto e médio prazo. A empresa utiliza o serviço de monitoramento da condição atual e também da previsão.

“Temos contato direto por meio de reuniões e calls, tiramos dúvidas pontuais de como está a condição atual, recebemos qual é a previsão de curto prazo do primeiro mês, uma previsão mais justa do primeiro mês, de semana a semana, e também a previsão de até seis meses à frente”, conta Cecília Lupatini, coordenadora do middle (precificação da energia no mercado livre) da Safira.

Além disso, a empresa acompanha o que vai mudar na previsão de seis meses quanto ao Oceano Pacífico. É de interesse das operações principalmente fenômenos como El Niño e La Niña, que dão um direcionamento do longo prazo.

Saiba quais foram os três impactos positivos

A parceria com a Somar Meteorologia já rendeu à comercializadora alguns resultados positivos. “Vemos uma clara evolução. A equipe da Safira está agora mais robusta em relação a meteorologia e hidrologia, então, estamos tendo contato mais próximo com o pessoal da Somar”, diz Lupatini. Entre os principais impactos, podemos destacar alguns, contados pela própria coordenadora de middle.

Tomadas de decisão

“A parceria com a Somar direcionou e assessorou sobre como estaríamos na condição atual e de médio prazo, como iríamos fazer e lidar com os nossos negócios internos”, aponta Lupatini.

Aquisição de conhecimento

“Tivemos vários ganhos no sentido de esclarecimento interno sobre os conceitos de meteorologia, que foram expandidos para todos os colaboradores da Safira”, conta ela.

Ganhos internos reais

“Recentemente, nessa época de mais chuva, do período úmido nas bacias, com a informação da Somar de que secaria na próxima semana e também com a avaliação interna dos nossos colaboradores, a empresa conseguiu tomar uma decisão importante. Assim, com a premissa e o direcionamento da Somar, tivemos ganhos financeiros internos”, revela a gestora.

Veja como os serviços da Somar podem contribuir para diferentes setores

Os serviços de previsão meteorológica são uma ferramenta valiosa para negócios de diferentes setores e segmentos. A agricultura é uma das áreas que mais confiam nesse serviço para a tomada de decisões estratégicas.

De acordo com a previsão de longo prazo, os gestores de agronegócios pode escolher o tipo mais adequado de sementes, que reagem melhor ao clima que virá. Já no curto prazo, é possível planejar, por exemplo, a aplicação de defensivos que precisam de tempo seco.

construção civil é outra área que conta com a previsão do tempo para sua estratégia. Uma umidade relativa do ar alta demais pode atrapalhar a colocação de determinados acabamentos, e as chuvas são inimigas número um das obras. Ter as informações do tempo ajuda o engenheiro a planejar a distribuição de tarefas ao longo dos dias.

Outras áreas, como a aviação civil, o transporte de cargas e até mesmo o varejo também podem usar as informações dos boletins do tempo para se planejar, otimizar seus recursos e evitar perdas e prejuízos.

Sobre a Somar Meteorologia

Com mais de 20 anos de mercado, a Somar Meteorologia é uma das principais empresas de prestação de serviços meteorológicos do Brasil. Fornece informações com alto grau de acurácia para seus clientes e dispõe de flexibilidade para atender a necessidades específicas e personalizar seus serviços.

Um de nossos maiores diferenciais é, aliás, essa relação de parceria que construímos com nossos clientes. Estamos disponíveis em diferentes canais de comunicação e sempre atentos para atender às demandas de forma ágil e eficiente. Na Somar, estamos sempre em busca de inovação e das tecnologias mais modernas e valorizamos a inteligência, competência e excelência para fornecer um monitoramento climático de qualidade e que, de fato, sejam relevantes para as organizações e as pessoas.

Esse esforço é reconhecido pelos nossos parceiros, como a Safira Energia. “A qualidade é muito boa, o atendimento é ótimo, e os colaboradores da Somar são muito técnicos também. Como o mercado de energia é um pouco mais específico, tem algumas coisas que são muito específicas e que não conseguimos suprir internamente. Lá, eles estão buscando alternativas para tentar ser mais justo com a previsão oficial”, comenta coordenadora de middle Cecília Lupatini.

Somos ferrenhos defensores que a meteorologia deve ser encarada como uma ferramenta crucial para a tomada de decisões estratégicas nas empresas, bem como uma forma de garantir a segurança de pessoas. Para nós, quem pensa no futuro está sempre um passo à frente.

É essa parceria que nós procuramos estabelecer com nossos clientes que faz com que tenhamos tantos exemplos de case de sucesso como o que apresentamos aqui. Para a Somar, a satisfação é enorme em ver nossos clientes prosperarem com as informações fornecidas pelos nossos serviços.

Tem uma empresa que também poderia se beneficiar da previsão do tempo? Entre em contato conosco! Teremos muito prazer em encontrar soluções na medida para as suas necessidades!