Já imaginou como a previsão meteorológica impacta os negócios da sua empresa? Decisões tomadas estrategicamente, considerando todos os fatores disponíveis, são mais eficientes e produtivas.

Em alguns casos, a previsão pode auxiliar a escolher melhores momentos para realizar certas atividades, em outros, como na precisão de meteorologia offshore, é imprescindível para execução das atividades e inclusive segurança das pessoas em alto-mar.

Soma-se aqui a constante evolução tecnológica e ampla pesquisa, aliadas à  vasta experiência de atuação na área, e teremos uma forma eficaz de trabalhar de acordo com o clima e ao se efetuar uma previsão meteorológica acurada.

Ademais, é possível, hoje, a comunicação em tempo real, o que se mostra algo extremamente relevante para navios e plataformas em alto-mar. Portanto, muitas operações offshore dependem, diretamente de uma previsão meteorológica confiável e capaz de prestar informações úteis e dentro da janela operacional necessária a cada empresa.

Quer dizer, é importante conseguir entregar a previsão tanto no tempo hábil necessário quanto de forma imediata, em casos urgentes. Na sequência de nosso artigo, falaremos mais sobre as operações offshore e como funciona esse tipo de meteorologia. Confira!

O que é offshore?

Considera-se como operações offshore todas aquelas realizadas além do continente e da costa marítima. Grosseiramente, podemos falar que são as operações com base em alto-mar, como grandes navios cargueiros, navios sondas, ou, o mais comum, plataformas de petróleo e as atividades que a circundam.

São operações cuja logística demanda preparo antecipado de equipamentos e pessoas para longos períodos consecutivos. Portanto, é preciso focar a atenção no planejamento, inclusive sobre as condições meteorológicas, de suma importância quando se trata de atuação em alto-mar.

Isso porque as operações offshore dependem de uma precisão maior, em vista dos riscos inerentes envolvidos. E dentro da meteorologia e da oceanografia, sabe-se que as condições do tempo afetam diretamente as condições do mar, sendo a recíproca verdadeira.

O que é um serviço de previsão meteorológica para operações offshore?

No continente, os serviços de previsão meteorológica trazem, em geral, informações sobre chuva, temperaturas mínimas e máximas, pressão atmosférica e outras corriqueiras do dia a dia. Quando falamos de um serviço de previsão meteorológica para operações offshore, a questão é mais complexa. 

Para além das previsões atmosféricas, no offshore, é igualmente importante trazer as informações oceânicas. De fato, no alto-mar, é impossível dissociar as duas. Por exemplo, quando há uma frente fria se aproximando, é natural que a condição oceânica também sofra mudanças signficativas.

Portanto, para a previsão offshore, utiliza-se outra modelagem e metodologia para se repassar às empresas as informações que lhe serão verdadeiramente úteis. Entre essas informações estão a agitação marítima, altura e direção das ondas, swell — um tipo de oscilação de onda mais longa — e condição dos ventos, para citarmos alguns exemplos. 

É imprescindível que as informações sejam reportadas da forma mais completa e no mesmo boletim, para que as empresas possam, com base nisso, tomar melhores decisões estratégicas e elaborar um programa de gestão para os próximos dias. Esse tipo de previsão auxilia em diversas rotinas e tem impacto direto nas atividades comerciais.

Isso porque muitas atividades de operações offshore incorrem em riscos inerentes, que são potencializados por uma determinada condição marítima ou intensidade do vento, por exemplo, chegando mesmo a inviabilizá-las. Dessa forma, munido de informações confiáveis, prestadas por profissionais qualificados e com grande experiência, é possível evitar tragédias e otimizar as operações.

Em suma, uma previsão meteorológica offshore alia uma metodologia diferenciada, que trabalha em uma modelagem complexa utilizando de informações integradas entre as condições atmosféricas e oceânicas, para prestar boletins completos e aptos a guiar a gestão empresarial nas atividades offshore.

Como este serviço funciona?

Mediante o cruzamento de dados obtidos por sondas, satélites e conhecimento técnico de correntes marítimas e funcionamento climático, roda-se modelagens das condições atmosféricas e das condições oceânicas dentro do tempo da janela operacional e nos locais ou rotas necessárias para as atividades desempenhadas pela empresa atendida pelo serviço.

Assim, em casos de uma plataforma petrolífera, por exemplo, os boletins meteorológicos são enviados regularmente, dentro do prazo estabelecido. Como já dissemos, com a tecnologia atual, essas informações são processadas em tempo real e podem ser emitidos alertas em casos de mudanças bruscas ou riscos eminentes devido às condições do tempo.

Outra aplicação direta da previsão meteorológica offshore é quando há o deslocamento de grandes navios ou plataformas e é preciso fazer uma previsão para a rota a ser seguida. Por exemplo, uma empresa que comprou uma plataforma da Ásia e vai trazê-la ao Brasil precisa, ao longo dessa rota, informações meteorológicas confiáveis sobre o trajeto, a fim de ajustar o trânsito e evitar potenciais problemas.

Nesses casos, as janelas operacionais podem ser maiores ou menores, a depender da necessidade e acuidade das informações pelas empresas. A experiência demonstra que para cada gestão, deve-se estudar a janela operacional requeridas para o envio dos boletins.

Quais os benefícios da meteorologia offshore?

Em primeiro lugar, o principal benefício da meteorologia offshore é, definitivamente, segurança. Graças a esse tipo de metodologia e modelagem, hoje temos uma zona de trabalho muito mais segura e capacitada nas plataformas de petróleo e em grandes navios.

Em segundo lugar, o uso dessas informações garante uma gestão de recursos mais eficiente, econômica e produtiva. Como já dissemos, as operações offshore são planejadas com bastante antecedência e costumam demorar dias ou semanas seguidas. Assim, é preciso se precaver contra condições atmosféricas e oceânicas adversas que podem resultar em atrasos ou perda de recursos.

Para além disso, é uma forma de garantir melhores condições de trabalho aos embarcados e de organizar as atividades com antecipação, além de facilitar o gerenciamento de crises e problemas que podem advir de mudanças meteorológicas bruscas, as quais poderão ser detectadas antes de se tornarem trágicas e dispendiosas.

Assim sendo, para as operações em alto-mar, a previsão meteorológica offshore é um instrumento confiável e necessário para a melhor execução e eficiência das atividades, economia e alocação de recursos, além da segurança do trabalho dos embarcados.

Para além das operações offshore, a meteorologia é um campo fascinante, com muitas aplicações práticas em negócios e segurança. Mantenha-se informado, assinando a nossa newsletter!