Ainda hoje, muita gente acredita que a previsão do tempo é o serviço que informa se devemos levar ou não guarda-chuva para o trabalho, e se o fim de semana vai ser para praia ou para “Netflix and chill”. Essas funções são importantes, sim. Mas um bom serviço de previsão do tempo, como o da Somar Meteorologia, levam essa atividade para um outro nível.

A previsão do tempo, ciência que surgiu depois da II Guerra Mundial, atualmente já pode ser encarada como uma ferramenta estratégica no planejamento dos negócios. A relação da Somar com a H.CommCor é um exemplo de sucesso disso.

Neste post, vamos mostrar como o monitoramento meteorológico pode ter um papel fundamental nos negócios, auxiliando inclusive no aumento dos ganhos. Continue a leitura e saiba tudo!

Quem é a H.CommCor?

A H.CommCor é uma corretora de mercadorias que atua na bolsa de valores brasileira, a B3 — antiga BMS. Ela representa clientes, operando nos mercados futuros de café, soja e milho. A empresa atua na bolsa em São Paulo e nas bolsas internacionais, em Nova York, Chicago e Londres, onde tem mercados futuros de café, açúcar e soja.

A empresa também atua em outros mercados, como o de ações, com o dólar futuro e taxa de juros, e mercados que derivam dessas mercadorias, que são opções de dólar e ouro. Citando um exemplo de operação da empresa, se um investidor tem uma dívida e tem receio de que os juros possam subir, ele pode fazer uma operação estruturada e fazer o hedge (ou a cobertura. Trata-se de uma operação que reduz o risco com a variação dos preços). Assim, ele evita uma perda violenta.

Um empresário que precisa importar uma mercadoria comprada em dólares pode comprar dólar futuro ou ao tostão e fazer esse hedge. Assim ele se previne contra possíveis aumentos da moeda estrangeira, caso ela tenha uma valorização alta.

O mesmo, porém, acontece com o café e as demais commodities. Quando o produtor de café, por exemplo, não sabe quanto vai vender, a cotação futura dá uma indicação de quanto será a cotação do café no futuro. O produtor faz o hedge, vende a mercadoria e fica coberto. Assim, ele sabe quanto vai produzir e por quanto poderá vender.

Por que eles precisam de previsão do tempo?

Apesar de trabalhar na bolsa de valores, a H.CommCor lida com commodities do mercado agrícola brasileiro. As condições climáticas afetam diretamente o negócio da empresa, uma vez que afetam a produção dos gestores de agronegócios que compram e vendem esses produtos. Portanto, a previsão do tempo é uma ferramenta importantíssima na tomada de decisões.

Qual demanda específica a Somar atende?

A H.CommCor é cliente da Somar desde março de 2006. Eles utilizam os serviços de previsão de longo prazo e boletins climáticos, que são boletins enviados diariamente com o cenário de como está o comportamento de alguns grãos com os quais trabalham: milho, café e soja. A partir do boletim climático, os gestores da H.CommCor tomam decisões para negociar os valores, compras e vendas desses produtos de commodities, de mercado e aumento de dólares.

A empresa compartilha as informações da Somar com seus clientes, agregando valor ao seu serviço e garantindo uma tomada de decisões mais embasada de ambos os lados. As informações sobre a variação climática fazem parte, portanto, do gerenciamento de risco da empresa.

“Nós recebemos o boletim da Somar pela manhã com as previsões e perspectivas do tempo, e nós comentamos isso com os nossos clientes. Eles nos dão suporte para decisões sobre o mercado futuro de café, soja e milho”, comenta o diretor da H.CommCor, Luiz Eduardo de Paula.

De Paula conta também que sempre conversa com os especialistas da Somar para um parecer de como será o inverno, o sistema de chuvas, a perspectiva do retorno das chuvas.

“Normalmente, quando começa o inverno, é um período de estiagem no Brasil. Então, eles sempre nos dão um suporte para que nós possamos dar a informação correta para os nossos clientes, que são produtores, importadores e exportadores de agribusiness, como café”, revela o diretor.

Ele lembra também que antes da parceria com a Somar Meteorologia, havia uma dificuldade muito grande em coletar essas informações. Em 2006, a internet ainda estava longe de representar uma potência de dados como é hoje. Assim, encontrar esses dados era uma tarefa muito difícil e que demandava um empenho de tempo grande.

Além disso, havia o problema com a acurácia dos dados. Segundo de Paula, apesar de receberem algumas informações de alguns contatos da empresa, isso ainda não era satisfatório. “As informações eram muito incertas e incorretas”, lembra ele. A parceria com a Somar Meteorologia veio para ocupar um papel fundamental. Agora, além de contarem com um processo fluido, fácil e personalizado de acordo com as suas necessidades, a H.CommCor também tem informações com altíssimo grau de confiabilidade.

Como tem sido a experiência com a Somar Meteorologia?

A avaliação que o diretor Luiz Eduardo de Paula faz da parceria com a Somar é, definitivamente, positiva. De acordo com ele, o maior ponto a ser destacado é a confiabilidade das informações fornecidas pela empresa de monitoramento meteorológico.

Para ele, a Somar é uma referência do que vai ocorrer no futuro, com relação ao tempo. A confiança é tanta, que até os clientes da H.CommCor já passaram a ter as informações da meteorologia fornecidas pela Somar como um fator-chave na tomada de decisão.

“Quando um cliente pergunta: ‘Vou fazer a venda. Não tem problema de frio?’ Eu respondo: ‘Não, a Somar disse que não vai fazer frio’. [O cliente pergunta] ‘Vai chover?’ [Eu respondo] ‘Não, a Somar disse que não vai ter chuva'”, relata de Paula.

Outro ponto ressaltado pelo diretor é a disponibilidade dos especialistas. De acordo com ele, além dos boletins diários enviados pela Somar, os meteorologistas estão sempre disponíveis para atender a dúvidas ao longo do dia. Como a empresa tem monitoramento 24 horas por dia, até as questões que aparecem nos fins de semana ela está pronta para atender.

“Se tiver uma frente fria entrando num fim de semana, ligamos para a Somar e nos certificamos se  ela vai entrar nas áreas que tem perigo para ter uma geada, por exemplo. A Somar sempre nos prontifica a informação, na hora que precisar”, conta o diretor da H.CommCor, que ainda pretende manter a parceria de sucesso por muitos anos.

A Somar Meteorologia é, atualmente, uma referência em monitoramento climático e envio de alertas em todo o Brasil e para diversos tipos de segmentos. O serviço personalizado da empresa garante que cada cliente receba exatamente o que precisa para atender às suas necessidades.

Tem uma demanda de previsão do tempo? Entre em contato com a Somar! Teremos prazer em encontrar uma solução especial para a sua empresa!