Foi-se o tempo em que a previsão meteorológica era tratada com pouca seriedade e como se fosse algo desimportante. Hoje em dia, as maiores empresas dos mais diferentes ramos confiam na meteorologia como ferramenta na tomada de decisões. Um exemplo de case de sucesso é a SLC Agrícola.

Na Somar, somos fiéis defensores do uso dos boletins meteorológicos em prol do planejamento estratégico. Já falamos aqui no blog sobre a importância de fazer o monitoramento meteorológico no agronegócio, da interferência do clima na criação de gado e dos impactos da variação climática na agricultura.

A SLC Agrícola é uma empresa que também acredita nessa metodologia e a usa para orientar suas decisões estratégicas. Neste post, vamos apresentar o case e mostrar como os serviços meteorológicos ajudaram e ajudam essa empresa a prosperar. Boa leitura!

Quem é a SLC Agrícola?

Fundada em 1977 pelo Grupo SLC, a SLC Agrícola é uma produtora de commodities agrícolas. O foco principal é em três culturas: algodão, milho e soja. Trata-se de uma das primeiras empresas do mundo que teve suas ações negociadas na bolsa de valores. Sem dúvidas, estamos falando de uma empresa referência no seu segmento. A organização segue um modelo de negócios com base em um sistema de produção moderno, em alta escala e padronizado nas unidades de produção.

Quais eram os problemas enfrentados?

A falta de informações precisas sobre a previsão do tempo pode ser uma sentença de fracasso para o gestor do agronegócio. Assim como as demais tecnologias de plantio, sementes selecionadas e manejo das pestes, o clima é um fator-chave para o sucesso da lavoura.

É com informações sobre o tempo que o gestor pode tomar decisões como quando iniciar o plantio, a melhor época para aplicar pesticidas, escolher quais variedades de sementes terão um melhor desenvolvimento, de acordo com as variações climáticas que vierem pela frente.

“Pensando nisso, a SLC Agrícola sempre manteve uma busca constante pelas melhores previsões do tempo. A Somar é uma das empresas que estão há bastante tempo no mercado e é bem conceituada. Por isso, buscamos o serviço [da Somar Meteorologia]”, declara Lucas Felix, analista de planejamento agrícola da SLC Agrícola.

Por que procurou a Somar?

Além da qualidade técnica dos serviços da Somar, outro grande diferencial da empresa de meteorologia é o seu serviço personalizado. Isso atrai grande parte dos clientes, e também foi o que chamou a atenção da SLC Agrícola.

Suas fazendas são localizadas em áreas totalmente rurais, longe de centros urbanos. “A maioria das empresas de previsão do tempo ou sites gratuitos existentes dão previsões das cidades, dos centros comerciais. Nosso ramo é totalmente rural. Então, era importante que nós tivéssemos previsões personalizadas para cada situação e cada ambiente de produção”, conta Felix.

No caso da SLC Agrícola, a Somar oferece um boletim meteorológico personalizado para cada uma das regiões de atuação. Assim, os gestores sabem exatamente como planejar as ações na sua localidade específica, sem correr o risco de fazer uma aproximação com outra cidade e ter um desencontro de informações.

A SLC Agrícola utiliza, atualmente, dois serviços da Somar. Um deles é o monitoramento meteorológico padrão, que inclui os boletins do tempo e o contato com os meteorologistas para esclarecer dúvidas e aconselhar sobre o direcionamento de algumas ações.

O outro serviço contratado, desde 2016, é o AgroSomar: uma ferramenta com foco específico no mercado do agronegócio. O objetivo desse serviço é diminuir as incertezas sobre o que vai acontecer na atmosfera. 

Com o AgroSomar, o cliente tem acesso a previsões de curto e longo prazo, balanço hídrico, gerenciamento de safra, precipitação cumulativa e penalização de produtividade. Essas informações facilitam o dia a dia do produtor e tornam possível um planejamento mais embasado para a fazenda. 

A SLC Agrícola faz uso combinado das duas ferramentas e compara os resultados obtidos em cada uma, além de estar sempre em contato com a Somar para o esclarecimento de dúvidas e dificuldades.

Como a Somar ajudou a alcançar seus objetivos?

A palavra-chave que responde a essa pergunta é “segurança”. “Todas as atividades da agricultura dependem direta ou indiretamente das condições climáticas, desde o plantio até a colheita. Então, se temos uma previsão que seja assertiva, temos uma chance maior de êxito, porque o clima é bem variável”, afirma Lucas Felix.

Ou seja, com as informações fornecidas pela Somar, a SLC Agrícola conseguiu otimizar os seus investimentos, aumentando a produção e os ganhos de cada safra. Além disso, em caso de intempéries, a Somar ajuda também a evitar desastres naturais que tenham impactos financeiros expressivos para os negócios.

Felix relata estar satisfeito também com o atendimento. “Hoje, todos os serviços necessitam de uma evolução constante, principalmente nesse segmento. A Somar tem evoluído e buscado nos atender da melhor forma. Então, nosso pessoal tem aproveitado bastante esses serviços e tem conversado bastante com os meteorologistas”, afirma.

Essa evolução dos serviços é sublinhada pelo analista de planejamento agrícola da SLC Agrícola como um ponto positivo no serviço da Somar. “Muitas empresas hoje em dia oferecem serviços que não evoluem. A Somar tem apresentado uma evolução constante e tem nos procurado bastante para testar novas ferramentas e até mesmo evoluir a metodologia da previsão”, revela. Esse é um dos principais motivos pelos quais a SLC Agrícola indica os serviços da Somar para os seus parceiros.

Por que a SLC Agrícola é um case de sucesso da Somar?

A SLC Agrícola é uma das empresas que a Somar Meteorologia tem orgulho de ter na sua cartela de clientes. Com a parceria e as informações meteorológicas, a empresa agrícola conseguiu expandir os negócios e se tornar uma referência no seu segmento no país.

Atualmente, ela tem 16 unidades de produção espalhadas em seis estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Piauí e Maranhão. Hoje, essa diversificação de áreas é bem importante para a segurança do negócio, já que a variabilidade é muito grande entre os anos.

Em alguns anos, embora as dificuldades possam parecer maiores, a amplitude do raio onde estão localizadas as fazendas dá a segurança de que outro estado vai compensar a perda ou a situação adversa.

Além disso, a SLC Agrícola é uma empresa com áreas bem consolidadas e que produz mais de 400 mil hectares por ano. Na safra de 2017/2018, foram plantados 404 mil hectares. Os últimos anos têm sido de safras muito boas, o que coloca a empresa em um cenário otimista.

A parceria que a Somar Meteorologia tem com a SLC Agrícola a fez desenvolver um serviço cada vez mais especializado para esse cliente. Como consequência, os resultados têm sido sempre muito positivos, transformando a SLC Agrícola em um dos maiores cases de sucesso da Somar.

Se você tem uma empresa que gostaria de ver prosperar tanto quanto esse nosso cliente, entre em contato conosco. Será um prazer pensar em soluções na medida para o seu negócio!