As condições meteorológicas interferem em uma enorme gama de serviços e setores da economia. Da agricultura ao transporte de cargas, são muitas as atividades que sofrem impactos com os fenômenos naturais.

Em algumas condições mais severas, empresas de alguns ramos devem até parar as atividades. Esses momentos costumam ser sinalizados pelos alertas meteorológicos.

Para não sofrer perdas e conseguir se planejar diante de uma adversidade, os negócios precisam ter acesso às informações desses alertas. Entretanto, também precisam interpretá-los corretamente.

Neste artigo, falamos mais sobre o que são esses recursos e quais tipos de setores podem ser mais impactados por essas informações. Boa leitura!

O que são os alertas meteorológicos?

Com os equipamentos de meteorologia cada vez mais avançados, os serviços de previsão do tempo conseguem ter mapas do tempo sempre com maior grau de precisão. Isso significa que o mau tempo também pode ser previsto com mais antecedência e com maior grau de acerto.

Quando há o indicativo de intempéries e tempo severo em determinada região, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emite um alerta meteorológico. Tal aviso serve para informar os habitantes e às empresas dessa região que o tempo trará eventos que podem causar danos. Os alertas são uma das principais formas para se evitar os desastres naturais. 

Há diversas situações que podem gerar um alerta meteorológico. Entre elas, estão os ventos fortes, chuvas, tempestades com muitos raios, frio ou calor intensos, nevoeiros e ressacas no mar. Não é o caso do Brasil, mas onde há invernos mais rígidos, também são emitidos alertas em caso de fortes nevascas.

Quais setores devem se preocupar com eles?

Na prática, todos os setores da economia devem se manter informados sobre as condições meteorológicas, de forma a evitarem perdas e otimizarem a aplicação de seus recursos. Contudo, alguns setores se beneficiam de forma particular dos alertas meteorológicos.

Engenharia

Ventos muito fortes, chuvas ou tempestades com raios podem comprometer o funcionamento de uma obra. Se estivermos falando sobre grandes estruturas, o impacto pode ser ainda maior. Ter conhecimento de condições severas do tempo é importante para o engenheiro garantir a segurança de suas equipes e a produtividade do seu canteiro.

Seguros

As seguradoras agrícolas precisam saber tanto das condições do tempo quanto seus segurados. Eventos como fortes geadas, temporais ou ondas de calor podem arruinar uma safra e matar um rebanho. Isso certamente trará um impacto enorme para a seguradora que atende clientes com esse perfil. Portanto, ela deve estar atenta aos alertas para não ser pega de surpresa.

Offshore

Nas atividades offshore, como a produção de petróleo e outros tipos de energia, o tempo severo tem uma ligação direta com a segurança no trabalho. As plataformas e os navios já são ambientes com alto grau de risco, e isso aumenta muito com as intempéries. O conhecimento dos alertas é fundamental para garantir a segurança das equipes nesses contextos.

Energia

No Brasil, a maior parte da energia provém das usinas hidrelétricas. Isso significa que a nossa energia sofre impacto direto das condições meteorológicas. Eventos, como chuvas intensas, afetam a vazão dos rios, impactando também a produção energética. Além disso, outros contextos meteorológicos devem ser observados para evitar acidentes com os trabalhadores. 

Aviação

Nevoeiros são um dos principais fatores que atrasam ou cancelam voos. Companhias aéreas devem sempre ter conhecimento sobre os alertas, de forma a garantir a segurança de suas tripulações, e também manter seus clientes a par do que está acontecendo com seus voos, sejam eles de passageiros ou mercadorias.

Como funciona o alerta para o SIMM?

Um dos principais serviços da Somar Meteorologia é o Serviço Integrado de Monitoramento Meteorológico (SIMM), que tem como principal objetivo monitorar constantemente o tempo severo e alertar aos seus clientes sobre condições que possam interferir no seu negócio.

O cliente tem acesso a um serviço totalmente personalizável, que permite que ele escolha a região que deseja monitorar, os tipos de alertas que precisa receber e também em qual formato terá acesso a tais informações. Os alertas podem ser enviados pela Somar, seja por SMS, WhatsApp, e-mail, telefone ou outro canal que for mais conveniente para o cliente.

Entre as possibilidades de alertas que o SIMM oferece, estão:

  • chuvas;

  • vento;

  • granizo;

  • nevoeiros;

  • possibilidade de queimadas.

Os alertas enviados pela Somar obedecem a um esquema de cores que tornam a interpretação mais simples para os clientes.

Verde

Quando a leitura do mapa do tempo está verde, significa que não há nada com o que se preocupar. Esse, portanto, não chega a ser um alerta, mas um status da situação do clima e do tempo na região selecionada para o monitoramento.

Amarelo

O alerta amarelo representa uma situação que demanda atenção por parte do cliente. Quando o contexto meteorológico se apresenta sob essa sinalização, o gestor deve ficar atento e continuar monitorando a previsão do tempo, pois há a possibilidade de evolução para um cenário de maior perigo.

Vermelho

Se o alerta vermelho for emitido, significa que há uma situação de perigo real adiante. Nesses casos, o gestor deve tomar todas as precauções para evitar perdas em seu negócio, bem como para garantir a segurança dos colaboradores que trabalham para ele.

Os alertas meteorológicos são emitidos para todo o país, pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe). No entanto, somente esse informe pode não ser suficiente para quem deseja utilizar a meteorologia como critério na tomada de decisão em seu negócio.

O serviço oferecido pelo Inpe, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, é bastante geral e não permite nenhum grau de personalização. Ele é muito usado por agentes públicos, como a Defesa Civil, para orientar as populações das cidades quando há perigos de desastres naturais.

Já o serviço oferecido pela Somar, tem um componente estratégico muito mais forte, uma vez que a empresa tem uma atuação especializada em atender a clientes de setores variados. Além disso, os relatórios e alertas da Somar já são enviados aos clientes com as interpretações dos meteorologistas, o que facilita a aplicação dos dados da previsão do tempo.

Os alertas meteorológicos podem ser uma ferramenta muito útil para a tomada de decisões em uma empresa, obra ou fazenda. Contundo, para isso, é fundamental que eles sejam apresentados da forma correta, para oferecerem informações realmente relevantes para o negócio.

Acredita que a meteorologia pode ter um papel importante na sua empresa? Então entre em contato conosco! Vamos encontrar uma solução na medida para as suas necessidades!

Powered by Rock Convert