Artigo narrado por: Lívia Fernanda- Jornalista.

A atividade agrícola é extremamente fundamental para o país, seja pelos benefícios econômicos ou pelo fato de que é por meio dela que os alimentos chegam às mesas dos brasileiros. No artigo anterior, você pode notar que quem trabalha diariamente com a agricultura, vive inúmeros imprevistos e que uma das maiores preocupações são as grandes perdas de produção que normalmente tem como causa a chuva irregular.

O momento em que o produtor escolhe quando vai começar a plantar, é o momento que deve ser observado todo o cenário do agronegócio, incluindo as questões logísticas de como será manejada a colheita. Se houver financiamento bancário, o atraso na colheita fará com que o produtor não consiga pagar o banco no prazo determinado.

Se a chuva não chegar e o produtor perdeu toda a sua safra, o seguro deve entrar com a indenização, levando em consideração que anteriormente, é feito um levantamento referente ao período em que a safra deve ser colhida.

Se a chuva vier, porém, no momento errado, com certeza o atraso na colheita manterá um grande atraso na entrega do produto nas trades e estações portuárias. A informação climática define todas as fases do produtor, desde o plantio até a colheita passando pelo viés logístico em que os grandes gestores estão à frente.

Pouco peso tem a previsão se vai chover amanhã.

O peso maior está em acompanhar a oscilação do clima em relação ao mercado em um todo, e é isso que os produtores e gestores devem estar atentos. Continue com a gente, e entenda melhor como funciona essa cadeia do agronegócio.

Seguradora Agrícola

O produtor tem sido convidado a uma nova mentalidade quando o tema são os riscos em sua produção. As formas para proteger a lavoura já não podem ser analisadas com base em históricos passados, mas sim em problemas que podem acontecer em um prazo futuro.

Diante disso, ganha-se cada vez mais espaço as seguradoras agrícolas, que oferecem proteção contra eventos durante todo o ciclo do plantio, sejam eles a curto ou a longo prazo.

A vida do produtor em sua lavoura importa muito para o dono da seguradora que precisa estar ligado a um monitoramento meteorológico para definir o preço do seguro a ser fechado e o valor de possíveis indenizações para uma situação de perda.

É através do monitoramento meteorológico que o gestor da seguradora cria uma direção para apontar riscos em períodos onde a chuva irregular ditará todo o cenário do agronegócio.

Bancos

Quebrar na safra anterior e não ter dinheiro para começar a plantar novamente é uma situação comum que assola a vida do homem do campo. Neste caso, o agricultor tem a opção de obter um financiamento bancário, solução para quem precisa começar a plantar logo após uma situação de perda na safra devido aos fenômenos meteorológicos.

Mas neste caso entra uma questão muito importante, será que o produtor consegue retornar o dinheiro para o banco com facilidade e dentro dos prazos?

O acompanhamento meteorológico é a resposta para essa e outras perguntas. Antes de acontecer qualquer negociação entre o produtor e o gestor do banco, é importante que ambos alinhem uma proposta adequada para cada tipo de cenário, observando o período do plantio até a colheita. Seja ele chuvoso, de estiagem ou de chuva irregular.

Os gestores dos grandes bancos que emprestam milhões para os agricultores devem estar ligados às condições climáticas futuras, para não correr o risco de possíveis inadimplências.

Trades Agrícolas

Atualmente, as trades tem um peso muito grande para financiar uma lavoura. Por este motivo o mercado das tradings agrícolas tem uma alta volatilidade, e quem atua neste ramo precisa observar detalhadamente seu planejamento para encarar os desafios relacionados aos fatores climáticos dentro do cenário do agronegócio.

A trade antecipa a negociação com o produtor e espera que o mesmo honre com seu compromisso de entregar sua produção no tempo certo e da forma correta. E, para que tudo saia como esperado, a chuva precisa cair de forma regular, caso isso não ocorra, os prejuízos são imensuráveis.  

A logística começa a mudar a partir deste momento, se a chuva atrasou é sinal de que as entregas dos produtos terão atrasos significativos. Com isso, o produtor terá que organizar um novo cronograma, provavelmente baseado em multas e penalidades pelo atraso, e dessa forma a trade também pode sentir por não conseguir receber o produto que era esperado nos prazos combinados.

Para que não haja prejuízos nessas categorias, o acompanhamento meteorológico é imprescindível para que ambas as partes não sejam prejudicadas financeiramente.

Importância do acompanhamento meteorológico para o agronegócio.

O cenário do agronegócio é altamente dependente das condições meteorológicas, e essas condições não interferem apenas a vida do homem do campo. Todos os mercados que giram em torno do produtor sentem os impactos da falta de um planejamento meteorológico adequado para cada fase da produção agrícola.

É importante contar com serviços que disponibilizam uma plataforma completa para o agronegócio e profissionais especializados que analisam os modelos de previsão que auxiliam no planejamento facilitando desde a vida do produtor até o gestor de uma grande empresa do ramo.

Agora que você está bem informado, que tal aproveitar e assinar a nossa Newsletter e se antecipar com informações diretamente no seu e mail?