Ouça o artigo no player abaixo!

A proximidade a mares e rios, a quantidade de áreas verdes e outros fatores exercem influência na umidade relativa do ar. Locais litorâneos ou à beira de rios tendem a ser mais úmidos. Cidades localizadas em áreas de floresta, como a capital do Pará, Belém, têm uma umidade mais alta.

Como os demais fatores meteorológicos, a umidade relativa do ar também afeta os negócios. Neste post, explicamos o que é essa característica e de que forma ela se relaciona com os diferentes setores. Boa leitura!

O que é a umidade relativa do ar?

Trata-se da quantidade de água presente na atmosfera sob forma de vapor. Quando evapora de rios, lagos, mares e outras fontes, a água se acumula em nuvens. Uma parte, porém, fica na atmosfera, compondo o ar que se respira.

A umidade relativa do ar é a relação entre quanto vapor há na atmosfera e a quantidade máxima que o ar àquela temperatura aguenta antes que essa água se condense e caia sob a forma de chuva. 

Por ser um fator de muito peso para determinar as condições climáticas, esse é um dos indicadores usados para as previsões do tempo. A quantidade de vapor de água influencia nas temperaturas, chuvas, na sensação térmica e até na saúde de pessoas e animais.

Quando a umidade está muito baixa, crises de alergias respiratórias, sinusites e asma podem aparecer, e algumas doenças de pele podem ser agravadas. Já o contrário — muito vapor de água na atmosfera — pode levar ao surgimento de fungos, mofos e aumentar a proliferação de ácaros.

Como ela afeta os diferentes negócios?

Cada tipo de negócio será impactado de uma forma diferente. Veja qual a influência desse fator climático nos vários setores:

Indústria alimentícia

De forma geral, alimentos são mais bem conservados em ambientes secos e ao abrigo de luz solar direta. O excesso de vapor pode fazer com que os alimentos sejam colonizados por fungos e apodreçam mais rapidamente.

Em alguns casos, porém, o ar seco demais pode alterar características-chave do produto, como odor, cor e sabor. Portanto, para os negócios da indústria alimentícia, ter um controle rigoroso da umidade relativa do ar é fundamental para evitar perdas de estoque e prejuízos.

Construção civil

O regime de chuvas pode interferir na data de entrega de um projeto e causar atrasos, tão temidos na construção civil. Mas não é só a chuva o problema: muita umidade no ar pode dificultar a secagem do concreto e a aplicação dos acabamentos, afetando os prazos e a própria qualidade da obra.

Varejo

O mercado dispõe de várias opções para que os cidadãos comuns lidem com a umidade do ar. Existem umidificadores e desumidificadores de diferentes potências e faixas de preços. As condições climáticas podem influenciar muito a venda desses produtos, dependendo da época do ano.

Controle de estoques

Os fungos e mofos propiciados pela alta densidade de vapor de água na atmosfera pode facilmente colonizar e contaminar produtos armazenados. Pense, por exemplo, em materiais médicos esterilizados. Sem um controle rigoroso da umidade e da temperatura, lotes inteiros podem se perder.

Agropecuária

A umidade relativa do ar influencia diretamente o regime de chuvas de uma localidade. Massas de ar que carregam maior quantidade de vapor trarão consigo também mais chuvas. Isso tem influência direta nos agronegócios, afetando decisões como o melhor momento para plantar, e ações pontuais, como a aplicação de defensivos.

Logística

Durante o transporte, em um país tão vasto como o Brasil, as mercadorias podem ficar expostas a variações de temperatura e umidade. Quando se trata de produtos sensíveis, como medicamentos e alimentos, por exemplo, isso pode ser um grande problema. Controlar a umidade do ar é a chave para que esses bens não sejam perdidos na estrada.

A umidade relativa do ar é um fator climático que tem influência direta e diária sobre a vida das pessoas e também dos negócios. Entendê-la e saber como controlar a quantidade de água no ar é o primeiro passo para evitar perdas e possíveis prejuízos.

Quer entender melhor como fazer a gestão desse fator climático em seu negócio? Entre em contato conosco! Ficaremos felizes em ajudar você!