A previsão meteorológica é feita a partir da aplicação de tecnologias usadas para analisar as condições da atmosfera de um determinado local e então realizar a descrição específica e detalhada das ocorrências esperadas para determinado momento ou dia.

Mas você já parou para pensar que as condições meteorológicas podem influenciar na segurança dos profissionais que trabalham na sua empresa? Pois bem, analisar o clima constantemente e monitorar condições climáticas pode ajudar no planejamento de projetos e atividades da sua organização, bem como trazer benefícios para a segurança dos funcionários.  

Para entender melhor como a meteorologia impacta a segurança do trabalho e por que uma consultoria pode ajudar na prevenção de riscos e evitar prejuízos, acompanhe o nosso conteúdo.

Entenda o que são as previsões meteorológicas

Uma das principais formas de analisar as previsões do clima é a partir do monitoramento do tempo severo, ou seja, área da meteorologia que trabalha com a previsão do tempo em curto prazo, a leitura meteorológica em tempo real, que fornece imagens de radar, fazendo a leitura da radiografia da atmosfera.

Esse monitoramento constata a previsão de chuvas, temporais e até mesmo descargas atmosféricas, por meio de instrumentos e detectores que fornecem informações e dados relevantes sobre o comportamento da atmosfera no momento exato em que se precisa e também em períodos de tempo próximos.  

A previsão imediata ou nowcasting também é bastante usada no Brasil. É ela que identifica possibilidades de início de tempestades, assim como a evolução e o deslocamento das mesmas. Esse tipo de previsão pode ser bastante interessante para empresas com grande concentração de profissionais que trabalham a céu aberto.

As empresas precisam estar atentas, pois, dependendo das condições atmosféricas, o monitoramento da previsão do tempo em curto prazo pode ajudar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) ou órgão correspondente a tomar decisões e iniciativas para proteger a saúde e o bem-estar dos funcionários.

Contar com um serviço que realiza o acompanhamento atmosférico 24 horas por dia, sete dias por semana, e o monitoramento de parâmetros meteorológicos — possibilidade de chuva, raio, queda de granizo e ventos fortes — onde a sua empresa atua é uma significativa estratégia de prevenção de acidentes de trabalho.

Saiba por que é importante analisar as previsões do clima constantemente

A partir da identificação de possíveis fenômenos atmosféricos e da emissão de alertas feitos por uma consultoria meteorológica, a empresa pode tomar ações de prevenção, como a retirada de funcionários de um certo local, a determinação de paralisações temporárias diante do risco de raios, por exemplo, e até mesmo a proteção do trabalhador para que a logística interna atue no abrigo e recolhimento desses por um período de tempo ou em uma hora específica do dia.    

As previsões meteorológicas podem trazer benefícios para a segurança do trabalho para empresas de engenharia, como construtoras, para parque industriais dos mais variados ramos e principalmente para corporações com alto número de funcionários trabalhando a céu aberto ou mesmo em locais altos, que envolvam o uso de guindastes — riscos diante de ventos fortes — e até mesmo maquinário de ferro, que conduz energia elétrica e expõe profissionais a possíveis quedas de raios.

Além disso, empresas que realizam grandes eventos, shows e montagem de estruturas podem se beneficiar das previsões meteorológicas. Isso porque a previsibilidade do tempo pode fazer com que os responsáveis adiem ou antecipem tarefas e operações, de acordo com as condições mais favoráveis. A antecipação das condições meteorológicas permite que empresas responsáveis decidam adiar ou cancelar eventos e emitir alertas durante a realização, caso seja a céu aberto.

Contar com uma consultoria que realize o monitoramento de tempo severo também é importante para a programação das empresas. A análise do comportamento atmosférico auxilia a empresa na operação logística, por exemplo.

Veja os benefícios das previsões meteorológicas para a segurança do trabalho

Se está programada uma troca de fiação, a partir de boletins de previsão é possível mudar essa atividade para um dia de certeza de tempo seco. Se é prevista uma chuva intensa com ventos de alta velocidade por hora, é possível ainda remanejar uma atividade previamente programada para que ela não tenha de ser interrompida depois de já começada, evitando assim prejuízos.  

Para indústrias localizadas em regiões de risco, o monitoramento da evolução da precipitação das chuvas também é uma importante estratégia. Se uma indústria automobilística, por exemplo, está localizada em uma região próxima a córregos ou lagos que enchem rapidamente e costumam apresentar risco de transbordamento, é preciso controlar também a evolução do nível dos rios.

Esse controle certamente minimizará perdas e diminuirá os riscos de funcionários que precisam se deslocar na ida e na volta ao trabalho. A queda de granizo nessa mesma região da indústria automobilística também causará grandes danos aos produtos expostos.

Portanto, a geração de boletins meteorológicos pode ajudar no planejamento das empresas e até mesmo alertar para a necessidade de mudança de planos. O ideal é buscar por uma consultoria que realize análises meteorológicas personalizadas, de acordo com o seu negócio. Sabemos que o tempo prega algumas surpresas no dia a dia das pessoas e das empresas, e uma consultoria pode ajudar a evitar custos desnecessários e prejuízos inesperados.

Segurança do trabalho e consultoria meteorológica

A combinação de latitudes e longitudes em que o Brasil se encontra gera uma grande oferta de umidade no território e o torna um país favorável a tempestades, inclusive no verão, e a demais chuvas frequentes ao longo do ano. Assim, o fato de ter um negócio ou empresa em um país que está sujeito a características das quatro estações em um só dia, faz-se ainda mais importante o estudo e monitoramento das condições climáticas.

Vale lembrar que algumas condições atmosféricas também são mais propícias ao desenvolvimento de doenças. Para os que trabalham entregando correspondências — tanto motorizados, quanto a pé —, por exemplo, é importante que a empresa determine as escalas de trabalho, de acordo com as previsões climáticas.

É preciso evitar que profissionais trabalhem a céu aberto em temperaturas muito elevadas e com a umidade relativa do ar muito baixa. Isso porque, quanto mais alta for a temperatura e mais seco estiver o dia, maiores as chances de o corpo do funcionário padecer, as mucosas ressecarem e os problemas respiratórios se agravarem. Monitorar o clima é também uma forma de prevenir doenças e fazer com que profissionais trabalhem nos melhores horários para a caminhada.

Se você é empresário e está preocupado em garantir a segurança do trabalhador, mas ainda tem dúvidas de como a meteorologia pode ajudar, entre em contato com a Somar Meteorologia e entenda como é possível extrair o máximo de informações e garantir boas condições de trabalho para que o profissional se sinta seguro e protegido, o que refletirá em sua produtividade e desempenho.