Sem tempo para ler? Ouça o texto na integra!

Várias práticas colaboram com o progresso do agronegócio, dentre elas, o monitoramento meteorológico e o uso de novas tecnologias. Contudo, o sucesso da produção não acontece do dia a para a noite. É preciso conhecer vários conceitos e utilizar soluções tecnológicas em sua gestão.

Em meio a esse cenário, monitorar o clima na agricultura é uma questão que não pode faltar em sua rotina de trabalho. Isso fornece informações que fazem a diferença para a tomada de decisões que otimizam o planejamento geral, reduzem os riscos na colheita e melhoram a qualidade de cada produto.

Apesar desses benefícios, muitos produtores ainda não o conhecem ou têm receio de adotar esse tipo de solução. Portanto, este post vai ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o assunto, explicando termos e mostrando as suas vantagens. Leia com atenção e aproveite!

O que é o monitoramento meteorológico?

O desenvolvimento de qualquer cultura e lavoura depende das condições climáticas e do solo da região. Tentar obter sucesso sem conhecer a quantidade de chuva, a umidade e a composição do solo, a taxa de incidência solar e todos os outros fatores naturais é uma atitude arbitrária, que atrapalha o desempenho do processo produtivo.

Por isso, é fundamental que o produtor — seja pequeno, médio ou grande — tenha todas as informações possíveis sobre o ambiente em volta de sua fazenda. O monitoramento meteorológico fornece esses dados com rapidez e precisão, melhorando as atividades de sua propriedade.

Qual é a importância de monitorar o clima para o agronegócio?

Imagine perder tudo o que foi plantado por causa de uma decisão equivocada, que não considerava as condições climáticas? Pois então! Quando a previsão do tempo não é utilizada no planejamento, a produção das safras pode ser dizimada.

É melhor saber o que está por vir em sua propriedade, porque assim você pode tomar medidas preventivas contra pragas ou períodos de muita precipitação ou seca.

Se o volume de chuva será pequeno no próximo ano, você pode, por exemplo, projetar um sistema de irrigação adequado às necessidades do seu plantio. A aplicação de produtos defensivos pode ser melhorada da mesma forma.

Percebe-se, então, que já não é mais admissível trabalhar no campo sem o monitoramento meteorológico. Os grandes produtores nacionais só alcançaram o sucesso por causa do uso correto de informações sobre a previsão do tempo, o que faz com que essa ferramenta também deva ser adotada por um produtor pequeno.

Quais são os 5 benefícios do monitoramento meteorológico na agricultura?

Agora chegou o momento para você conhecer as vantagens que apenas essa solução pode oferecer:

1. Redução de despesas

O orçamento financeiro da sua gestão é muito importante, certo? O pagamento das contas e a obtenção dos lucros são os objetivos da maioria dos produtores. Entretanto, muitos têm dificuldades para deixar as finanças positivas.

O monitoramento meteorológico fornece tudo o que você precisa para investir apenas o necessário e evitar o desperdício financeiro. Com isso, cada centavo investido na propriedade traz ótimos resultados para a sua gestão.

2. Planejar a produção

Uma fazenda vai muito além de suas limitações físicas. Na verdade, você precisa entendê-la como uma empresa voltada ao atendimento das necessidades do mercado. Os consumidores querem produtos de qualidade, disponíveis a qualquer hora e lugar.

O monitoramento meteorológico faz com que você preveja as principais tendências a curto e longo prazo. Desse modo, o planejamento dos próximos meses pode ser adaptado de acordo com as informações específicas de cada cultura, já que esses dados são sazonais e variam muito com o tempo.

3. Melhorar o posicionamento no mercado

A competitividade para atrair novos clientes é muito acirrada hoje em dia. A produção agrícola já deixou de ser uma atividade obsoleta e manual. É possível utilizar grandes máquinas e tecnologias que melhoram a performance da equipe e garantem a qualidade do seu negócio.

Com o monitoramento meteorológico, você tem tudo o que é necessário para enxergar as melhores possibilidades de crescimento na propriedade.

4. Otimizar o cultivo

Você consegue extrair o máximo do solo e da produção, elevando os números da colheita de cada ano. Assim, os trabalhadores também ganham mais confiança, pois sabem que estão agindo de maneira correta.

5. Aumentar a produtividade

Essa vantagem parece óbvia, mas ela é essencial. Quem tem informações sobre o espaço ao seu redor produz mais e melhor. Dessa forma, você consegue otimizar o uso de mão de obra e fechar novos contratos.

Ao ler este post, você entendeu a importância do monitoramento meteorológico na agricultura. As condições climáticas são responsáveis por grande parte das perdas na produção em fazendas. Como você não tem controle sobre elas, é essencial que você as preveja.

Quem não se prepara para superar esses obstáculos perde espaço para concorrentes e não alcança os resultados que deseja. Por isso, você deve utilizar essa solução quanto antes em sua rotina de trabalho.

Você até pode encontrar previsões do tempo em sites e campos abertos. Mas, nessas horas, é essencial que você trabalhe com uma empresa especializada no assunto e com muitos anos de experiência no mercado, como a Somar Meteorologia. Além do mais, os grandes canais da mídia especializada no assunto adotam as informações concedidas pela empresa.

A empresa monitora os fatores climáticos específicos para o agronegócio, não apenas do Brasil, mas de todo o mundo. Você pode acessar vários serviços, como:

  • previsão pontual e customizada, considerando as coordenadas exatas de sua propriedade;
  • detalhamento do tempo para 15 dias, com todos os dados sobre o clima regional;
  • previsão de longo prazo do clima, permitindo o planejamento até três estações à frente;
  • boletins semanais com as informações agroclimáticas de cada Estado e as influências das commodities agrícolas no mercado nacional;
  • balanço hídrico para o Brasil;
  • consultoria personalizada com um especialista, presencialmente ou via teleconferência;
  • fase fenológica e estação de aviso com as previsões de doenças e geadas que estão por vir.

A sua rotina de trabalho é muito corrida e atarefada, não é mesmo? Quem não acompanha o que acontece na gestão acaba se metendo em maus lençóis. O uso de conceitos avançados e tecnologias como o monitoramento meteorológico, já não é uma questão para se destacar, isso se tornou essencial para a obtenção de resultados positivos.

Gostou deste post sobre monitoramento meteorológico? Então não perca mais tempo! Acesse o site agora mesmo e esteja pronto para saber como aumentar a qualidade em sua produção e ter sucesso financeiro!