Você já parou para pensar como o clima afeta o dia a dia? Em outras palavras, que, mais do que afetar de forma simples a rotina das pessoas, as mudanças climáticas podem impactar diretamente o seu negócio?

Prefere ouvir esse artigo ? Aperte o play !

 Pois bem, sabemos que as alterações do clima afetam diversos aspectos do dia a dia, como a mobilidade urbana, a circulação de pessoas — principalmente nas grandes cidades —, o humor e até mesmo o consumo.

Mas, mais do que saber se o dia será ensolarado, nublado ou chuvoso, é importante levar as previsões climáticas mais a sério e entender que prenunciar condições meteorológicas mais específicas e detalhadas sobre um curto período ou mesmo sobre toda a estação pode impactar diretamente os resultados da sua empresa ou indústria.

Já pensou na possibilidade de cruzar as estatísticas e números do seu negócio com as previsões meteorológicas? Essa prática permite realizar planejamentos de longo e até mesmo curto prazo, que podem impactar de forma significativa o bom desempenho econômico e logístico da sua empresa.

Para entender melhor como o clima afeta o dia a dia do consumidor e pode influenciar as decisões, afetando diretamente o seu mercado, independentemente do segmento em que atua, acompanhe o nosso conteúdo!

Como as questões meteorológicas influenciam o consumo

As demandas e o comportamento do consumidor são diretamente influenciados pelas condições meteorológicas. Sendo assim, é importante considerar previsões e recomendações climáticas como aliadas para os resultados econômicos da sua empresa ou indústria.

Nos Estados Unidos, monitorar condições meteorológicas e avaliar mudanças que podem influenciar o consumo é uma prática comum há muitos anos.

Por lá, o controle das condições climáticas acontece de hora em hora e, a partir disso, a indústria e o varejo se preparam para realizar as ações mais adequadas diante do aumento ou da diminuição da movimentação, por exemplo, em um bairro ou região, em determinado momento ou dia.

Essas ações estão relacionadas:

  • à reposição de determinados produtos no estoque;
  • ao aumento ou diminuição da oferta diante da realidade de demanda por certo item;
  • à alteração de preços baseada também na lei da oferta e da procura;
  • à mudança na vitrine para atrair ainda mais o consumidor ou mesmo anunciar uma ação promocional, desconto ou vantagem oferecida.

Uma grande empresa responsável pela produção e distribuição de bebidas, inclusive, cervejas, precisa saber se o inverno no Brasil não será tão rigoroso — com média de temperatura de 23 graus, por exemplo —, e avaliar o que isso representa em termos de consumo, baseada também em experiências e estatísticas de outros anos. A previsão aliada à análise dos dados permitirá a ela ser mais efetiva em suas ações, o que refletirá nas vendas, bem como no lucro.

Outro exemplo é o mercado farmacêutico. Indústrias e varejistas podem se preparar para atender melhor o mercado diante das mudanças climáticas, aumentando a produção ou ampliando a distribuição para determinada semana que será mais fria, de acordo com a previsão meteorológica. Portanto, certos medicamentos e produtos terão maior procura, já que a população estará mais suscetível às baixas temperaturas, podendo adoecer com maior facilidade.

Há ainda a questão do consumo relacionada a empresas que fabricam e comercializam produtos sazonais, como ventilador, ar condicionado, sorvete, malharias — peças de inverno e até mesmo produtos de cama, mesa e banho —, além de bebidas que são consumidas em sua maioria apenas em estações quentes ou frias.

Se um comerciante vende água de coco no Rio de Janeiro e depende do fornecedor que está na Bahia, ele certamente precisará estar atento à meteorologia e considerar uma consultoria focada no ramo para prever a necessidade de mais produtos para longas semanas de dias quentes, sem possibilidade de chuva, o que é certamente bastante vantajoso para o negócio.

A importância da tecnologia e da consultoria meteorológica

Com o advento da tecnologia, a efetividade meteorológica vem melhorando nos últimos anos. Diante dessa realidade, buscar por uma consultoria em meteorologia pode trazer benefícios para o seu negócio. Isso porque a consultoria climática pode analisar dados históricos da sua empresa ou indústria, e correlacioná-los estatisticamente com as mudanças meteorológicas.

A consultoria envolve ainda a análise de variáveis e índices exclusivos do seu negócio, para entender o comportamento de consumo não apenas em cada estação ou em dias quentes ou frios, mas de forma mais detalhada, considerando, por exemplo, as vendas de determinado produto — como um certo refresco ou refrigerante — em um dia específico da semana, quando a temperatura variou de 28 a 30 graus, com a umidade relativa do ar em determinado nível e sensação térmica elevada.

Portanto, se você é um fabricante ou apenas um varejista, deve considerar a consultoria como uma estratégia eficaz para se antecipar, organizar-se para possíveis eventos que serão favoráveis ao seu produto ou serviço e se planejar melhor diante de imprevistos e cenários inesperados.

A logística das empresas também é favorecida ao considerar os adventos tecnológicos aliados à consultoria meteorológica. Por exemplo, uma seguradora que oferece o serviço de remoção de veículos com problemas mecânicos ou elétricos pode direcionar os guinchos para uma região livre de alagamentos em caso de previsão de tempestade na cidade em que atua, sendo capaz de prestar um bom atendimento aos segurados que possam ser prejudicados pelas fortes chuvas.

A consultoria meteorológica contribui ainda para que o lojista tenha argumentos de vendas em relação a certos produtos, como um remédio que pode ser vendido por um preço mais baixo em uma semana com temperaturas amenas para o consumidor que quer se prevenir para a frente fria que ainda está por vir.

Da mesma forma, uma grande fabricante pode distribuir um volume mais alto de ar condicionado para as principais varejistas do país, com a justificativa de que o La Niña ganhará força e se estenderá até o inverno, como neste ano.

Se você quer saber mais sobre consultoria especializada para questões climáticas e entender melhor como o clima afeta o dia a dia do consumidor e isso pode impactar o seu negócio, assine a newsletter da Somar Meteorologia e se informe melhor sobre as previsões e as recomendações que podem ser relevantes para a economia e, mais especificamente, para a sua empresa.